12 Sinais de Que sua Tiroide Não Está Funcionando Como Deveria!

Sinais de Que sua Tiroide Não Está Funcionando Como Deveria e você verá aqui os motivos. Além disso, a tireoide é uma glândula que controla o metabolismo e envia hormônios por todo o corpo. Tem uma forma de borboleta e está localizado perto da base do seu pescoço.

“A tireoide produz hormônios que regulam o seu metabolismo, controla a quantidade de calorias que você queima, e quão rápido ou lento a sua função cerebral, coração, fígado e outros órgãos estão”, disse a especialista no assunto.

Sinais de Que sua Tiroide Não Está Funcionando Como Deveria
Sinais de Que sua Tiroide Não Está Funcionando Como Deveria

Isso porque ele desempenha um papel crítico em sua saúde geral, você deve conhecer alguns dos sintomas da disfunção da tireoide. Se você tiver algum destes sintomas, procure ajuda de um médico qualificado.

1. Fadiga:

Um dos primeiros Sinais de Que sua Tiroide Não Está Funcionando Como Deveria é quando você começa a ficar fadigado. Isso porque se a glândula não estiver funcionando adequadamente, você poderá notar uma fadiga regular, mesmo depois de oito a dez horas de sono de qualidade.

Os distúrbios do sono também estão relacionados a outras doenças e transtornos, como depressão, hipertensão, apneia do sono e muito mais, por isso você deve passar por um estudo do sono para diagnosticar definitivamente o problema.

2. Ansiedade e Depressão:

De acordo com a Harvard Health Publishing, quando a glândula tireoide produz muito ou muito pouco do hormônio usado para regular o metabolismo, os pacientes frequentemente relatam alterações de humor. Estes podem se manifestar de várias maneiras, dependendo da natureza da sua condição, mas se você se sentir ansioso, nervoso ou deprimido, há uma chance de que a sua tireoide é a culpa.

3. Obstipação:

Outros dos Sinais de Que sua Tiroide Não Está Funcionando Como Deveria é a obstipação. Isso ocorre porque a principal função da sua tireoide é o metabolismo e, portanto, controla a função do seu trato digestivo. Quando seu corpo não produz hormônio tireoidiano suficiente, você terá problemas de constipação.

Hiperatividade da tireoide, por outro lado, pode ter o efeito oposto, causando viagens excessivas ao banheiro. Qualquer mudança repentina em seus hábitos digestivos é uma boa razão para visitar seu médico.

4. Transpiração Excessiva:

Se o seu corpo está tendo dificuldade em regular sua produção de energia, você pode começar a suar em momentos aparentemente aleatórios. Você também pode se sentir extremamente quente, mesmo quando a sala está fria.

5. Problemas de Controle de Peso:

Este é o sintoma da disfunção tireoidiana que a maioria das pessoas sabe: se você tem uma tireoide hipoativa, pode ganhar peso facilmente.

No entanto, tente não ficar muito obcecado com o “peso” geral, pois pode ser enganador. A porcentagem de gordura corporal é uma medida melhor para acompanhar, já que o peso varia consideravelmente ao longo do dia.

Preste atenção em como você se sente e observe qualquer mudança repentina no seu apetite. Se você está comendo muito, mas está sempre com fome e não pode ganhar peso, o hipertireoidismo pode ser o culpado.

6. Alterações no Paladar:

A disfunção da tireoide pode mudar a forma como você testa certos alimentos, já que seu corpo calculará incorretamente a quantidade de nutrientes que você precisa e que tipo de nutrição será necessária. Se de repente você começa a desejar certos alimentos e seu apetite muda drasticamente, você pode estar produzindo uma quantidade diferente de hormônio da tireoide.

7. Queda de Cabelo:

Quando sua tireoide não está funcionando adequadamente, seu corpo supõe erroneamente que precisa desviar recursos para funções corporais essenciais. Em outras palavras, seu corpo acha que tem reservas de energia muito limitadas, então entra em um “modo de conservação” que de-prioriza tudo o que não mantém você vivo. Pessoas com problemas de tireoide (especialmente hipertireoidismo) freqüentemente notam afinamento do cabelo. Em alguns casos, eles perderão o cabelo completamente.

8. Dor Muscular:

Problemas de tireoide podem ser dolorosos. Segundo a Clínica Mayo, os sintomas físicos incluem extremidades doloridas, dor muscular, sensibilidade e rigidez. Se você tem artrite, a disfunção da tireoide pode piorar a condição. Problemas graves de tireoide também podem se manifestar com dor cervical dolorosa (onde a tireoide é encontrada).

Outros dos Sinais de Que sua Tiroide Não Está Funcionando Como Deveria é a sensação de frio nos dedos das mãos e pés, juntamente com dormência ocasional. Isto é, novamente, devido a mudanças na regulação de energia do seu corpo.

9. Caroços Visíveis:

Se você notar nódulos no pescoço, estes podem ser sinais de uma condição da tiroide, mas também poderia ser um bócio, uma tireoide alargada, mas perfeitamente funcional, ou gânglios linfáticos simplesmente ampliados.

10. Pele Seca:

Embora o hipotireoidismo possa fazer você suar muito, como mencionado acima, também é possível que seu corpo não transpareça o suficiente. A falta de umidade pode produzir rapidamente pele seca, escamosa ou coceira. A produção limitada de hormônios também afetará outras partes do corpo; você pode notar unhas quebradiças, por exemplo.

11. Pressão Arterial Alta:

Um dos Sinais de Que sua Tiroide Não Está Funcionando Como Deveria é a pressão arterial elevada. Sabe-se que tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem causar a hipertensão.

12. Alterações no Ciclo Menstrual:

As mulheres com problemas de tireoide podem experimentar mudanças súbitas com seus períodos, embora isso nem sempre esteja diretamente relacionado à produção do hormônio tireoidiano.

Em contraste, mudanças no metabolismo podem levar o corpo da mulher a entrar em um estado anêmico (o que significa uma deficiência de glóbulos vermelhos). Isso pode causar problemas de fertilidade, então, novamente, é um sintoma que não deve ser ignorado.

Então, o que você faz se você tem hipertireoidismo, hipotireoidismo ou doença da tireoide?
Primeira coisa: vá procurar um especialista na área. Estratégias típicas de tratamento envolvem terapia hormonal de curto prazo, que pode restaurar a funcionalidade normal muito rapidamente.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO: