Benefícios dos Óleos

Benefícios dos Óleos que são responsáveis pelo aroma das plantas, e possuem um conjunto de substâncias naturais, conhecido como terpenos, que podem ser extraídos das folhas, sementes, flores, raízes, frutos e dos troncos de plantas.

Eles são produzidos, armazenados e liberados pelas plantas, ou seja, são completamente formados por algumas delas e, para utilizarmos os óleos essenciais, são necessárias técnicas de extração, como prensagem a frio e diferentes tipos de destilação.

Esses terpenos podem reagir com outras substâncias ou até entre eles mesmo e originar outros compostos químicos, tanto benéficos, quanto prejudiciais, por exemplo, quando em contato com componentes presentes na atmosfera, como ozônio, nitratos e hidróxidos, podem se tornar altamente reativos, logo, para aproveitar os benefícios que existem nos terpenos, vários equipamentos foram desenvolvidos com o objetivo de eliminar qualquer poluente que possa causar danos à saúde.

Benefícios dos Óleos:

Os óleos essenciais são comprovadamente eficazes quanto as suas características terapêuticas e podem oferecer diversos benefícios, pois podem agir como antissépticos e anti-inflamatórios, também possuem propriedades expectorantes e diuréticas, que podem ser obtidas através do uso de óleos como o de eucalipto.

Também podem ajudar no combate a insônia, tendo efeito relaxante e sedativo leve, além de fortalecer ação do sistema imunológico.