Gel de Benzocaína: Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais!

Gel de Benzocaína: Para que Serve, Como Usar e Efeitos Colaterais que você precisa conhecer. Além disso, o Gel de Benzocaína é usada a curto prazo para aliviar a dor de pequenos problemas de boca (como dor de dente, aftas, gengivas ou garganta dolorida, ferimentos na boca ou gengiva). É um anestésico local que funciona entorpecendo a área dolorida.

Não use este produto para crianças menores de 2 anos devido ao risco de efeitos colaterais graves. Pergunte ao seu médico para mais detalhes.

Gel de Benzocaína

Como Usar Gel de Benzocaína:

Siga todas as instruções na embalagem do produto. Caso o médico tenha prescrito este medicamento, use como indicado. Se não tiver certeza sobre qualquer informação, consulte seu médico ou farmacêutico.

Não use este medicamento mais de 4 vezes ao dia, a menos que indicado pelo seu médico. Deixe a medicação permanecer na área dolorida por pelo menos 1 minuto antes de cuspir ou enxaguar a boca.

Não use grandes quantidades deste medicamento ou use com mais frequência do que o recomendado, pois o risco de efeitos colaterais graves aumentará.

Evite a entrada desse medicamento nos olhos.

Pare de usar este medicamento e informe o seu médico caso a dor de garganta seja grave ou se durar mais de 2 dias ou se os sintomas da sua boca durarem mais de 7 dias ou tiver febre, dor de cabeça, erupção cutânea, inchaço, náuseas ou vômito.

Você pode ter um problema médico grave que pode exigir tratamento diferente. Caso o problema persista ou piore, ou se achar que tem um problema médico grave, procure ajuda médica imediatamente.

Efeitos Colaterais do Gel de Benzocaína:

Pequenas queimaduras, formigamentos ou picadas podem ocorrer. Se algum destes efeitos persistir ou piorar, informe o seu médico ou farmacêutico imediatamente.

Caso o seu médico tenha orientado usar este medicamento, lembre-se de que ele julgou que o benefício é maior que o risco de efeitos colaterais. Muitas pessoas que usam este medicamento não têm efeitos colaterais graves.

Este medicamento raramente causou um distúrbio sanguíneo muito grave (possivelmente fatal) (metemoglobinemia). Este efeito é mais provável caso tenha problemas respiratórios, certas doenças do sangue ou se fumar. Os sintomas desse distúrbio podem ocorrer em questão de minutos a algumas horas após o uso deste medicamento.

Pare de usar este medicamento e procure ajuda médica imediatamente caso desenvolva quaisquer sintomas de metemoglobinemia, incluindo: dor de cabeça, confusão, tontura, falta de ar, cansaço, pele pálida ou azulada e batimento cardíaco acelerado.

Uma reação alérgica muito grave a este remédio é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente caso note quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo: erupção cutânea, comichão, inchaço (especialmente da face, língua e garganta), tonturas graves e dificuldade em respirar.

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos colaterais. Se notar outros efeitos não listados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Precauções:

Gel de Benzocaína

Antes de usar Gel de Benzocaína, informe o seu médico ou farmacêutico caso seja alérgico a ela; ou a outros anestésicos (como a procaína) ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Se tiver algum dos seguintes problemas de saúde, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar este produto: certas doenças do sangue, problemas respiratórios (como asma, bronquite, enfisema, história de tabagismo) e doença cardíaca.

Antes de fazer uma cirurgia, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que estiver usando (incluindo medicamentos prescritos, medicamentos sem receita médica e produtos fitoterápicos).

Durante a gravidez, este produto deve ser usado somente quando claramente necessário. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico.

Não se conhece se este produto passa para o leite materno. Consulte o seu médico antes de amamentar.

Interações do Gel de Benzocaína:

As interações medicamentosas podem alterar o modo como seus medicamentos funcionam ou aumentar o risco de efeitos colaterais graves. Este documento não contém todas as interações medicamentosas possíveis. Mantenha uma lista de todos os produtos que estiver usando (incluindo medicamentos prescrito, sem receita médica e produtos fitoterápicos) e compartilhe com seu médico e farmacêutico.

Não inicie, pare ou altere a dosagem de qualquer medicamento sem a aprovação do seu médico. Interações

Overdose:

Se alguém tiver uma overdose e apresentar sintomas graves, como desmaio ou dificuldade para respirar, ligue para o serviço de emergência. Os sintomas de sobredosagem podem incluir: respiração lenta, convulsões e batimentos cardíacos irregulares.

Notas:

Mantenha todas as consultas médicas, odontológicas e laboratoriais regulares.

Armazenamento do Gel de Benzocaína: 

Armazene em temperatura ambiente longe de luz e umidade. Não armazene no banheiro. Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Não descarte os medicamentos no vaso sanitário ou em um ralo, a menos que seja recomendado.
Descarte este produto adequadamente quando expirar ou não for mais necessário.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.