Os 10 Alimentos Saudáveis Para Osteoporose

Alimentos Saudáveis Para Osteoporose que você precisa estar ciente. Além disso, a Osteoporose é um distúrbio que causa uma redução na densidade mineral óssea com a consequente elevação da fragilidade dos ossos. Como ocorre um aumento da fragilidade, as pessoas apresentam um maior risco de fraturas, que podem causar problemas sérios, dependendo do osso afetado.

Segundo pesquisas, aproximadamente 10 milhões de brasileiros sofrem com a doença, sendo que as mulheres são as mais atingidas. O hormônio estrogênio (maior quantidade em mulheres) explica essa situação, ele mantém o balanceamento entre a perda e o ganho de massa óssea. Uma a cada quatro mulheres com mais de 50 anos possuem a doença.

Alimentos Saudaveis Para OsteoporoseO que pode prenunciar da doença são as fortes dores nas costas e a gradual diminuição da estatura, o que pode representar alguma fratura vertebral. Agora que você sabe disso, veja em detalhes os Alimentos Saudáveis Para Osteoporose:

1. Alimentos Saudáveis Para Osteoporose: Amêndoas:

As amêndoas são ótimas aliadas para manter a saúde dos ossos. Assim como outras nozes e sementes, as amêndoas são repletas de cálcio, magnésio e outros nutrientes essenciais para deixar os ossos fortes e saudáveis. Procure comer um punhado delas por dia ou, então, ingerir pistache e sementes de girassol, que têm benefícios semelhantes.

VEJA TAMBÉM: Os 7 Alimentos Para Aliviar a Dor de Cabeça

2. Alimentos Saudáveis Para Osteoporose: Queijo:

Só porque o queijo é cheio de cálcio não significa que você precisa comê-lo em excesso (embalar nos quilos não vai ajudar suas articulações!). Apenas 1,5 de queijo cheddar contém mais de 30% do seu valor diário de cálcio.

VEJA TAMBÉM: Os 12 Remédios Caseiros Para Dor de Barriga

3. Alimentos Saudáveis Para Osteoporose: Leite:

Não é novidade que o leite é a principal fonte de cálcio na nossa alimentação e, por isso, a principal dica para fortalecer os ossos. Os derivados, como iogurte e queijo, também são boas opções. Recomenda-se comer 3 porções de laticínios por dia.

VEJA TAMBÉM: Os 8 Alimentos Saudáveis Para Pele

4. Alimentos Saudáveis Para Osteoporose: Tomate:

Rico em minerais como magnésio, ferro, fósforo, manganês e potássio, participantes importantes na formação dos ossos, ele cai bem em qualquer tipo de molho, salada e é fácil de colocar na dieta. Além disso, possui vitamina A, vitamina C e licopeno- substância que dá a coloração vermelha ao tomate e que previne contra vários tipos de câncer.

VEJA TAMBÉM: As 10 Receitas de Sucos Para Eliminar o Inchaço Abdominal!

5. Alimentos Saudáveis Para Osteoporose: Couve:

A couve em geral é rica em cálcio de alta disponibilidade. Ela é muito versátil: você pode fazer cozinhar, marinada em salada ou na forma de chips desidratados, por exemplo. Recomendamos que você tome 4-5 folhas todos os dias, em caldos, saladas, batatas fritas ou qualquer outra variação.

VEJA TAMBÉM: As 10 Receitas Para Aliviar a Coceira Vaginal

6. Alimentos Saudáveis Para Osteoporose: Ameixa Preta:

Mulheres na pós-menopausa que comeram 10 ameixas pretas por dia apresentaram densidade mineral óssea significativamente mais alta do que a do grupo de controle, que comeu maçãs desidratadas, segundo um estudo. Acredita-se que as substâncias presentes na ameixa preta evitem o colapso do osso.

VEJA TAMBÉM: Os 7 Alimentos Saudáveis Para Diabéticos

7. Alimentos Saudáveis Para Osteoporose: Tofu:

O tofu ajuda a prevenir o câncer de mama, a Osteoporose e as doenças cardiovasculares. Feito de grãos de soja, o tofu ou queijo de soja, pode ser uma excelente fonte de cálcio para as pessoas que são intolerantes à lactose ou que possuem uma dieta vegetariana.

VEJA TAMBÉM: As 8 Receitas Caseiras Para Acabar com os Tártaros

8. Alimentos Saudáveis Para Osteoporose: Tahine:

A tahine traz 5 gramas de proteínas e nutrientes essenciais, como ferro, zinco, magnésio e ácido fólico. Esse alimento nada mais é do que uma pasta rica em cálcio e feita a partir de sementes de gergelim torradas. Duas colheres de sopa de pasta de gergelim possuem cerca de 125 mg de cálcio, praticamente a mesma quantia de cálcio encontrado em meio copo de leite.

VEJA TAMBÉM: As 11 Dicas de Receitas Caseiras Para Tratar a Dor de Cabeça

9. Banana Para Osteoporose:

A banana é um dos alimentos eficazes para prevenir a Osteoporose. O consumo regular de banana ajuda o organismo a absorver cálcio e outros nutrientes essenciais que asseguram ossos saudáveis. As bananas são carregadas com vitamina A, vitamina C e vitamina E, óleos naturais, carboidratos, potássio, zinco e ferro. As bananas protegem contra o câncer, previnem a ressaca, o diabetes, diminuem as depressões e aliviam o enjoo matinal.

VEJA TAMBÉM: As 12 Dicas Para Aliviar a Azia Naturalmente

10. Linhaça Para Osteoporose:

A Linhaça é uma boa alternativa de alimentos ricos em cálcio, pois a cada 100g do seu consumo contém cerca de 200 mg de cálcio, porém, é recomendado ficar atento a esse alimento por ser altamente calórico. Essa mesma quantidade oferece cerca de 490 calorias.

VEJA TAMBÉM: Os 7 Alimentos Saudáveis Para Diabéticos

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Kaio Rodrigues

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais.

O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *