Os 10 Benefícios da Moringa Para Saúde

Os Benefícios da Moringa Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, a Moringa possui muitas propriedades que colaboram com a saúde e bem estar do corpo humano. A Moringa, também chamada de acácia branca, é uma planta que recebeu enorme atenção recentemente. Na última década, ela passou a ser considerada um “superalimento” em função de seu perfil nutritivo e propriedades anti-inflamatória, antioxidante e protetiva.

beneficios da moringa

A Moringa foi usada pela primeira vez na África do Norte, onde serviu para alimentar o gado e pessoas. Originária da Índia, Bangladesh, Paquistão e Afeganistão, esta é uma planta que é capaz de contribuir para a saúde dos indivíduos através de muitas das suas diversas partes, incluindo as folhas, flores, sementes, frutos e casca. Embora ela se origine das regiões do sul que rodeiam as montanhas do Himalaia, esta planta também cresce bem em regiões tropicais em todo o mundo.

Outra característica incrível da planta é sua capacidade de “limpar a água”. Graças a uma composição particular das sementes da Moringa, quando trituradas e misturadas à água turva e não potável, elas são capazes de fazer com que a água se torne novamente própria para consumo. Isso ocorre devido ao pó destas sementes possuir uma propriedade capaz de atrair argila, sedimentos e bactérias, limpando a água e deixando todas as sujidades no fundo do recipiente.

Sendo encontrado em vários lugares no mundo contudo sendo muito famoso aqui no Brasil essa planta conquista o cardápio de diversas pessoas que buscam ser saudáveis e por conta disso cada vez mais as pessoas buscam se alimentar desse alimento que acaba sendo cada vez mais conhecido entre as pessoas que desejam ter um corpo em estado saudável, e por causa disso quando se trata de saúde esse alimento se torna um dos mais famosos.

Propriedades das Moringas:

Somando todas as substâncias presentes nas Moringas, a planta conta com: 36 componentes anti-inflamatórios; 9 aminoácidos essenciais ao corpo, mas que não são produzidos por ele; 18 outros aminoácidos; e 46 tipos de antioxidantes. Dentre esses últimos, aliás, há nutrientes poderosos, como o zeatina, a quercetina, ácido cafeoilquínico, beta-sitosterol, ácido clorogênico, kaempferol e outros. Substâncias antioxidantes combatem os chamados radicais livres e, como consequência, evitam doenças e retardam o envelhecimento da pele. Então, confira agora Os 10 Benefícios da Moringa Para Saúde:

Os 10 Benefícios da Moringa Para Saúde:

1. Benefícios da Moringa Para Saúde Capilar:

A Moringa contribui para manter o cabelo desde os tempos antigos. É altamente eficaz na limpeza e purificação do cabelo e protege de danos ambientais, incluindo a radiação ultravioleta. Ele serve como um condicionador valioso para o couro cabeludo, reforça as raízes e estimula o crescimento do cabelo.

Veja Também: Como Fazer o Cabelo Crescer Mais Rápido Usando Moringa…

2. Previne o Crescimento de Fungos:

A Moringa possui qualidades antifúngicos. Os efeitos inibidores da planta ajudam na prevenção do crescimento de fungos que causam doenças contaminantes, tais como Aspergillus e Penicillium.

Veja Também: Moringa – O que é, Como Usar, Benefícios e Propriedades…

3. Ajuda na Produção de Colágeno:

As folhas de Moringa similarmente contêm enxofre. Esse mineral está presente em cada única célula do corpo e é o elemento alicerce para o colágeno e a queratina. O colágeno é uma elemento elástica que acontece flexibilidade e afeto à pele e queratina é uma elemento rígida que acontece à pele acerto e vigor. Estas duas substâncias formam a maior parte do tecido da pele e são compostas de proteínas construídas a começar por enxofre.

4. Benefícios da Moringa Contra a Asma:

Os benefícios da Moringa também incluem alívio de asma brônquica e inflamação causada nas vias aéreas. Segundo a pesquisa, o tratamento com o Chá desta planta ajuda a reduzir a gravidade dos ataques de asma e vários sintomas como pieira, tosse, dispneia e aperto no peito. A planta estende seus efeitos protetores contra constrições brônquicas e incentiva uma melhor função pulmonar e respiração.

Veja Também: Suco Detox de Moringa Para Tratar a Asma…

5. Melhora a Saúde dos Ossos:

Os extratos da Moringa são benéficos para a manutenção da saúde dos ossos, o que é atribuído à presença de minerais essenciais tais como cálcio e fósforo. Os extratos possuem propriedades anti-inflamatórios e são eficazes no tratamento de estados dolorosos, tais como a artrite, ao mesmo tempo, ajudando a curar várias doenças ósseas como a fratura mandibular óssea ou maxilar.

Veja Também: Os 3 Benefícios da Moringa Para Tratar Artrite…

6. Benefícios da Moringa Contra a Diabetes:

A Moringa pode exercer efeitos antidiabéticos no tratamento de Diabetes Mellitus. As pesquisas demonstraram que o tratamento com a planta funciona de forma positiva para a redução da glicose no sangue, açúcar e proteínas na urina em indivíduos diabéticos. De acordo com os estudos, a planta também mostrou uma melhora acentuada nos níveis de hemoglobina e teor de proteína total dos indivíduos diabéticos.

Veja Também: Receita Caseira de Chá de Moringa Para Tratar Diabetes…

7. Combate o Câncer:

A Moringa é um agente anticancerígeno e é altamente valorizada na terapia de tumores. A investigação tem demonstrado que os extratos desta árvore possuem propriedades quimio preventivas atribuídos à presença de componentes fenólicos da quercetina e campferol.

Outro estudo demonstrou a função do composto bioativo em niazimicin restringindo o desenvolvimento de células cancerosas. Extratos da planta conferem efeitos na cura de vários tipos de câncer, tais como o câncer do ovário , carcinogêneos hepática e papillomagenesis, além de inibir a proliferação de células cancerosas malignas e induzindo a apoptose, também conhecida como morte celular programada.

Veja Também: Como Tratar o Câncer com Chá de Moringa…

8. Previne Alergias:

As Moringas possuem qualidades antialérgicas. Pesquisas validaram a ação inibitória deste chá nas reações de hipersensibilidade envolvidos em várias doenças alérgicas, incluindo rinite alérgica e anafilaxia.

Veja Também: Os 10 Benefícios do Azeite de Moringa Para Beleza…

9. Ajuda a Reduzir o Colesterol Ruim:

As Moringas servem como um remédio eficaz para a manutenção de níveis saudáveis de colesterol no corpo. Estudos confirmaram os efeitos hipocolesterolêmicos da planta, que ajuda na redução do elevado teor de gordura por subir os níveis de fígado, rim e de colesterol sérico.

Veja Também: Chá de Moringa Para Reduzir o Colesterol…

10. Benefícios da Moringa Contra os Radicais Livres:

A Moringa possui ação antioxidante, tanto que uma pesquisa feita com mulheres e divulgada em 2012 mostrou que a ingestão de sete gramas da folha da planta em pó todos os dias por três meses causou um aumento significativo na quantidade de antioxidantes no sangue.

Os antioxidantes combatem os radicais livres, substâncias associadas ao envelhecimento precoce e à doença no coração e diabetes do tipo 2. A quercqetina, um dos antioxidantes encontrados na erva, pode ajudar a diminuir a pressão arterial.

Veja Também: Os 10 Benefícios da Raiz da Moringa Para Saúde…

moringa

Como Consumir a Moringa:

A Moringa pode ser consumida como chá, triturada em pó ou via cápsulas vegetais. O gosto dela é bem forte, então o conselho é misturar a Moringa em pó com vitaminas, sucos ou outras receitas saudáveis. As folhas podem ser consumidas cozidas em sopas, guisados e pratos variados.

As folhas e hastes podem ser secas e usadas como condimento, polvilhando sobre os alimentos. A vagem pode ser usada verde e fresca e tem sabor de ervilha quando cozida. As sementes podem ser consumidas torradas e cozidas com sal, tendo um sabor parecido com grão de bico. As flores podem ser utilizadas em saladas, e são fonte importante de néctar para as abelhas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Receitas Caseiras, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *