Os 12 Sintomas de Sangramento Interno

Os Sintomas de Sangramento Interno são muito importante, pois o Sangramento Interno pode ser muito perigoso se não tratado corretamente. Além disso, os Sinais e Sintomas de Sangramento Interno incluem tontura, dor, falta de ar, ritmo cardíaco acelerado e muito mais.

Esses sintomas podem se manifestar não importa onde ocorra o sangramento, mas há uma série de outros sintomas que podem ocorrer com base na localização específica do sangramento, como hematomas ao redor do umbigo ou flanco com sangramento abdominal.

Sangramento Interno
Sangramento Interno

O Sangramento Interno pode ser particularmente desafiador em crianças e mulheres grávidas. Sem tratamento de emergência, as complicações do Sangramento Interno podem incluir choque e, finalmente, morte do tecido.

O Sangramento Interno pode variar enormemente entre os casos. Pode ser lento e insidioso, ou, em vez disso, massivo. Pode ocorrer com pouco ou nenhum sintoma ou ser acompanhada por choque e perda de consciência.

Pode não haver causa ou fonte clara, ou, como no trauma, a causa e a probabilidade de Sangramento Interno podem ser óbvias. Infelizmente, mesmo no caso de trauma, a hemorragia interna pode não ser imediatamente evidente, e um alto nível de escrutínio ainda pode ser necessário.

Com Sintomas de Sangramento Interno, a quantidade de sangramento não reflete necessariamente a gravidade da condição. Grandes quantidades de sangue podem se acumular em algumas regiões do corpo (como o retroperitônio no caso de uma lesão renal) antes que os sintomas ou complicações ocorram. Em contraste, mesmo pequenas quantidades de sangramento em regiões como o cérebro podem causar sintomas graves ou até mesmo a morte.

Causas

Ter uma consciência de algumas das condições que podem causar Sangramento Interno pode ajudá-lo a reconhecer os sintomas, caso eles ocorram. Algumas das causas potenciais de Sangramento Interno incluem:

Trauma

Existem vários mecanismos pelos quais o trauma pode causar Sangramento Interno e, às vezes, mais de um deles está presente ao mesmo tempo. Mecanismos incluem:

  • Trauma penetrante: Quando um objeto entra no corpo, ele pode ferir qualquer estrutura em seu caminho e também causar compressão nas estruturas vizinhas.
  • Trauma contuso: Trauma contuso pode ser mais insidioso e pode não causar sintomas inicialmente. No entanto, é uma causa comum de Sangramento Interno.
  • Lesões por desaceleração: Quando ocorre desaceleração rápida, como durante um acidente de carro, podem ocorrer lágrimas nos vasos sanguíneos ou nos “talos” pelos quais os órgãos estão conectados um ao outro. A desaceleração também pode causar lesões cerebrais, como hematomas subdurais.
  • Fraturas: Algumas fraturas sangram mais que outras. As fraturas dos ossos longos do braço, perna e pelve estão frequentemente associadas a uma perda significativa de sangue.
  • Fragmentos ósseos fraturados também podem rasgar os vasos sanguíneos e outros tecidos.
Os 12 Sintomas de Sangramento Interno
Os 12 Sintomas de Sangramento Interno

Aneurismas

O desbaste e o aumento dos vasos sanguíneos podem levar à ruptura. Às vezes, a ruptura é precedida por intensa atividade, enquanto em outros momentos a ruptura pode ocorrer em repouso ou mesmo durante o sono.

Aneurismas podem ocorrer em quase qualquer vaso sanguíneo, com aneurismas mais comuns, incluindo aqueles no cérebro ( aneurismas cerebrais ), na aorta no peito e na aorta abdominal.

Sintomas Frequentes

É importante ressaltar que o grau de sangramento pode não se correlacionar com seus sintomas aparentes. No caso de trauma, a ausência de sinais ou sintomas de Sangramento Interno no início não significa que a pessoa esteja desimpedida.

Às vezes, danos ao fígado ou baço, como de um acidente de automóvel, só se tornam aparentes horas ou mesmo dias após o acidente. Sintomas que podem indicar Sangramento Interno incluem:

Tontura ou Fraqueza

Com a rápida perda de sangue, ou a perda de uma quantidade significativa de sangue, tontura e fraqueza são comuns. No caso de uma perda de sangue mais gradual ou a perda de uma pequena quantidade, a tontura só pode tornar-se óbvia quando uma pessoa tenta ficar em pé ( hipotensão ortostática).

Dor

A dor é um sintoma comum de Sangramento Interno, pois o sangue é muito irritante para os tecidos. Sintomas como dor abdominal intensa ou dor de cabeça severa devem sempre ser avaliados por um profissional médico. Em algumas áreas do corpo, a dor pode estar localizada na área do sangramento.

Com áreas como o abdome, no entanto, a localização da dor pode não refletir necessariamente a área de sangramento. De fato, quando o sangue no abdômen irrita o diafragma, a dor pode ser sentida principalmente no ombro.

Falta de Ar

Falta de ar , ou a sensação de ser incapaz de respirar fundo, pode ser um sintoma de hemorragia interna em qualquer lugar. Com a perda de sangue, há menos glóbulos vermelhos e hemoglobina circulando para levar oxigênio aos tecidos, e a falta de fornecimento de oxigênio aos tecidos pode ser sentida como falta de ar.

Certamente, a falta de ar também é comum com o sangramento na cavidade torácica, ou quando o acúmulo de sangue no abdome empurra o diafragma, restringindo o fluxo de ar para os pulmões.

Dor no Peito ou no Ombro

O sangramento no peito pode causar dor no peito e sangramento no peito ou no abdômen (irritando o diafragma) pode causar dor no ombro. A dor torácica também pode ocorrer com Sangramento Interno em qualquer local devido ao fornecimento insuficiente de oxigênio às artérias coronárias que alimentam o coração.

Formigamento nas Mãos e / ou Pés

Uma sensação de formigamento nas mãos e nos pés é comum com Sangramento Interno e tem várias explicações. Com a perda de sangue, o corpo frequentemente “prende” a circulação às extremidades, redirecionando o fluxo sanguíneo para estruturas vitais, como o coração e o cérebro.

O Sangramento Interno também pode causar hiperventilação, tanto por causa da dor quanto por uma tentativa de aumentar a oferta de oxigênio para o resto do corpo. Isso também pode resultar em formigamento nas mãos e nos pés.

Sintomas de Sangramento
Sintomas de Sangramento

Mudanças na Visão e Outros Sinais Neurológicos

Mudanças na visão associadas à tontura podem estar associadas a hemorragias internas em qualquer lugar (porque o desmaio é referido como “desmaio”). Alterações visuais específicas, como visão dupla, fraqueza ou dormência de um lado do corpo, dor de cabeça severa ou perda de coordenação podem ser um sinal de sangramento no cérebro.

Náusea ou Vômito

Náuseas e vômitos também são comuns com Sangramento Interno, e podem ocorrer devido à perda de sangue e/ou dor sozinha, ou especificamente quando ocorre sangramento no trato digestivo ou no cérebro.

Sinais

Às vezes, uma pessoa que tem Sangramento Interno não poderá responder a perguntas ou pode até estar inconsciente. Embora os sintomas sejam o que uma pessoa sente, os sinais de uma condição são indicadores visíveis que outra pessoa pode ver. Sangramentos externos, como sangramento da boca, nariz, orelhas, vagina ou reto, sugerem que o Sangramento Interno também pode estar presente. Alguns sinais associados ao Sangramento Interno incluem:

Sinais de Choque

Com a perda de sangue, várias alterações podem ser observadas, como ritmo cardíaco acelerado, ritmo respiratório acelerado e pressão arterial baixa. Na maioria das vezes, os sinais de choque ocorrem quando uma pessoa perde entre 10% e 15% do volume de sangue.

Suor Pesado

A diaforese, ou sudorese profusa e intensa, que não é causada por calor ou esforço, é comum com Sangramento Interno e outras emergências médicas.

Guardando

É comum as pessoas exibirem a guarda quando ocorre Sangramento Interno. A guarda é uma tentativa inconsciente de impedir que outra pessoa ou médico toque uma região do corpo que esteja sensível ou sangrando.

Sintomas de Sangramento Interno
Sintomas de Sangramento Interno

Contusão

Contusões em algumas regiões do corpo são, às vezes, um sinal específico de Sangramento Interno. Contusão em torno do umbigo (umbigo) é referido como sinal de Cullen, e sugere hemorragia interna no abdômen.

Nódoas negras sobre os flancos (entre a caixa torácica e quadris do lado do abdômen) é conhecido como o sinal de contusão e também sugerem sangramento no abdômen ou retroperitoneal espaço (cavidade para a parte traseira do abdômen, onde se encontram os rins).

Os equimoses em outras regiões (equimoses) também sugerem Sangramento Interno, como quando ocorrem extensos hematomas nas extremidades associadas a uma fratura subjacente.

Mudança no Status Mental ou Perda de Consciência

Uma mudança no estado mental ou perda total de consciência muitas vezes significa que uma quantidade significativa de sangue foi perdida (com exceção de ferimentos na cabeça ou sangramento no cérebro) e deve ser considerada uma emergência.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Receitas Caseiras, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.