Remédios Caseiros

Os 20 Remédios Caseiros Para Pelo Encravado

Os Remédios Caseiros Para Pelo Encravado são fáceis de preparar e a maioria dos ingredientes você terá na sua casa. Além disso, os pelos encravados são comumente ligados à cortes de navalha ou cortes de barbear, irritação que ocorre após o barbear.

As pessoas com cabelo encaracolado que raspam o cabelo e a barba frequentemente como homens afro-americanos, estão particularmente com mais riscos em ter pelos encravados.

remédio caseiro para pelo encravadoos pelos encravados podem ser desagradáveis (e doloroso), mas há cuidados que você pode tomar para tratá-los e preveni-los de uma forma completamente natural. Além disso, o cabelo cresce geralmente por um poro chamado folículo. Um pelo encrava quando a ponta dele está presa no folículo, e mesmo assim continua crescendo.

O que Causa o Pelo Encravado:

O problema acontece quando o pelo não consegue encontrar passagem para nascer corretamente, e passa a crescer “por dentro”, gerando um processo inflamatório. Na maioria das vezes, o pelo encravado causa apenas desconforto estético, mas, dependendo do caso, pode ocasionar dor e coceira na região afetada.

Raramente, pode significar algum distúrbio mais sério: normalmente, apenas quando o pelo encrava com muita frequência, pode indicar uma doença chamada foliculite, que ocasiona essa inflamação e pode gerar problemas maiores, como infecções.

Como Prevenir o Pelo Encravado:

Há muitas medidas que podem ser adotadas para, sobretudo, evitar que o pelo encravado volte a aparecer. A principal é, depois de removidos os pelos, lavar a área com água morna e sabonete hidratante. Aplique um antisséptico para proteger contra possíveis infecções.

Contém ainda evitar usar roupas muito apertadas, ou de tecido sintético, nas regiões mais propensas ao encravamento dos folículos. São essas as áreas de doras, como a virilha, axila e nuca.

Caso você tenha o costume de depilar os pelos da perna, virilha e axila com lâmina, faça isso quando eles estiverem molhados. Além disso, sempre use loção de barbear para lubrificar os fios. E não esqueça de, depois de raspar os pelos, enxaguar a área com água fria, a fim fechar os poros. Não é recomendado que se use pinça, porque isso pode irritar e inflamar ainda mais a pele.

Como Prevenir o Pelo Encravado:

  • Para prevenir que o problema volte a acontecer, adote as seguintes medidas:
  • Limpeza: Depois de removido o pelo, lave a área com água morna e sabonete hidratante. Aplique um antisséptico para proteger contra possíveis infecções.
  • Roupas certas: Evite usar roupas apertadas ou de tecido sintético nas regiões mais propensas ao pelo encravado, que são as “dobras”: virilha, axila, nuca, etc.
  • Depilação: Se você raspa os pelos da perna, virilha e axila, faça isso quando eles estiverem molhados. Além disso, sempre use loção de barbear para lubrificar os fios.
  • Poros fechados: Depois de raspar os pelos, enxague a área com água fria para fechar os poros.
  • Pinça: Não use pinça, pois isso pode irritar e inflamar ainda mais a pele.

Como Tratar Pelo Encravado:

Existe Remédios Caseiros Para Pelo Encravado? Bom, normalmente, o pelo encravado desaparece naturalmente, mas algumas medidas podem ajudar a tratar o problema mais rapidamente. Então, confira Os 20 Remédios Caseiros Para Pelo Encravado:

1. Pepino Para Pelo Encravado:

Pepinos têm propriedades anti-inflamatórias e hidratantes que efetivamente lidam com os sintomas irritantes de pelos encravados.

Além disso, pepinos contêm Vitamina C, e ajuda a aliviar a dor e coceira.

INGREDIENTES:

  • fatias de pepino.

MODO DE PREPARO:

  • Coloque fatias de pepino fresco na geladeira por meia hora.
  • Esfregue suavemente as fatias de pepino gelada sobre a área afetada.
  • Faça isto várias vezes diariamente por vários dias.

pelo encravado2. Remédios Caseiros Para Pelo Encravado Usando Bicarbonato de Sódio:

Bicarbonato de sódio tem um efeito calmante sobre a pele, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Além disso, ele ajuda a aliviar a coceira por esfoliação da pele e também reduz a vermelhidão causada por pelos encravados na parte intima.

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma xícara de água. Mergulhe uma bola de algodão na solução. Pincele sobre a pele afetada. Deixe por cinco minutos e depois lave-a com água fria.

Repita duas ou três vezes diariamente conforme necessário. Você também pode fazer uma esfoliação caseira com uma colher de chá de bicarbonato de sódio, aveia e uma colher de sopa de água.

Misture os ingredientes e crie uma pasta. Aplique suavemente sobre a pele e deixe não mais de cinco minutos.

Em seguida enxague com água morna e seque suavemente a pele seca. Siga este remédio duas vezes ao dia, conforme necessário.

3. Vinagre de Maçã Cidra Para Pelo Encravado:

Vinagre de Maça Sidra tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam reduzir a inflamação e aliviar a pele. Além disso, ajuda a destruir as bactérias da pele e leveduras, que por sua vez, reduz o risco de infecção.

Usando uma bola de algodão, aplique o vinagre de maçã sobre a área afetada. Deixe a pele absorvê-lo. Em seguida, lave a área com água morna. Use este simples remédio duas vezes ao dia.

4. Remédios Caseiros Para Pelo Encravado Usando Óleo de Melaleuca:

Óleo da árvore do chá de Melaleuca tem propriedades antibacterianas, anti-sépticas e anti-inflamatórias que ajudam a curar a pele e também prevenir a infecção.

INGREDIENTES:

  • Óleo da árvore do chá.
  • Água Destilada.
  • azeite de oliva.

MODO DE PREPARO:

  • Adicione 5 gotas de óleo da árvore do chá em duas colheres de sopa de água destilada.
  • Aplique o óleo da árvore do chá diluído na pele afetada após a limpeza da área com sabonete antibacteriano.
  • Deixa por 10 minutos e então enxague a área com água morna. Faça isso duas vezes ao dia conforme necessário.
  • Misture 3 gotas de óleo de chá de árvore em uma colher de sopa de azeite de oliva.
  • Aplique a mistura sobre a área afetada e massajei suavemente por alguns minutos.
  • Deixa por 10 minutos e depois enxague com água morna. Siga este remédio duas vezes ao dia, conforme necessário.

5. Aspirina Para Pelo Encravado:

Aspirina pode ajudar a reduzir a vermelhidão e inflamação, os dois sintomas mais comuns de pelos encravados. A propriedade anti-inflamatória de aspirina reduz o inchaço, inflamação, combate e trata a infecção leve.

Além disso, o ácido salicílico presente na aspirina retira a pele morta fora para soltar o pelo encravado.

INGREDIENTES:

  • 2 comprimidos de aspirina.
  • 1 colhe de chá de água morna.

MODO DE PREPARO:

  • Embeba dois comprimidos de aspirina em uma colher de chá de água morna até formar uma consistência pastosa.
  • Adicione uma colher de chá de mel.
  • Aplique a pasta na área afetada.
  • Deixe agir por em 10 minutos. Lave com água morna e em seguida, passe delicadamente na pele seca.

Use este remédio uma vez ou duas vezes por semana, conforme necessário. Nota: As pessoas com pele muito sensível não devem usar este remédio.

6. Remédios Caseiros Para Pelo Encravado com Chá Preto:

Chá preto também podem ajudar a se livrar de pelos encravados. Chá preto contém ácido tânico, que reduz a vermelhidão e inflamação e ajuda a acalmar a pele.

Umedeça um saco de chá preto em água morna. Esfregue-o sobre a área afetada por dois a três minutos. Repita várias vezes diariamente, conforme necessário.

Alternativamente, deixe um saco de chá preto em água quente durante alguns minutos. Remova da água e esprema o líquido em uma tigela. Misture uma colher de chá de água de coco.

Embeber uma bola de algodão na mistura e, em seguida, pressione-a delicadamente sobre a pele irritada. Faça isso duas vezes ao dia por alguns dias até que você veja a melhora.

7. Remédios Caseiros Para Pelo Encravado Usando Aloe Vera:

Aloe Vera é outro Remédio Caseiro Para Pelo Encravado ou irritação no barbear. O calmante além do resfriamento natural de aloe vera, fornece alívio instantâneo da inflamação.

Além disso, aloe vera vai manter a pele hidratada e acelerar o processo de cicatrização. Extraia o gel de uma folha de aloe vera.

Esfregue o gel sobre a pele irritada. Deixe-o secar por conta própria por cerca de meia hora. Enxague com água morna. Fazer isso duas ou três vezes diariamente por alguns dias.

pelos encravados8. Sal Para Pelo Encravado:

Sal funciona como um grande agente esfoliante e ao mesmo tempo ajuda a aumentar a circulação, promover a cicatrização e reduzir o inchaço.

Misture uma colher e meia de chá de sal em um copo de água morna. Mergulhe uma bola de algodão na mistura e friccione-o delicadamente sobre a pele afetada.

Deixe por alguns minutos e enxague com água. Faça isso duas vezes ao dia até curar os pelos encravados. Nota: Não use este remédio, se sua pele ficar vermelha ou irritada.

9. Mel Para Pelo Encravado:

Mel contém propriedades antibacterianas, o que impedirá a área a pele irritada de tornar-se infectada. Além disso, o mel hidrata a pele e reduz o inchaço, bem como a inflamação.

Aplica uma camada de mel diretamente sobre a pele irritada. Deixe secar por cerca de 10 minutos. Em seguida Enxague com água fria. Use este remédio três ou quatro vezes por dia para o resultado que precisa.

10. Remédios Caseiros Para Pelo Encravado com Açúcar:

O açúcar é uma ótima alternativa para a pele, e pode te ajudar a se livrar dos pelos encravados. Ele esfolia suavemente a pele, removendo as células mortas e ajudando os pelos encravados sair. Além disso, ele vai deixar sua pele suave como seda.

  • Misture uma xícara de açúcar branco com meia xícara de azeite extra virgem ou óleo de jojoba.
  • Acrescente 10 gotas de chá de árvore petróleo e lavanda de óleo essencial.
  • Aplique uma pequena quantidade desta esfoliação caseira na área afetada.
  • Esfregue suavemente a pele em movimentos circulares por alguns minutos.
  • Em seguida enxague com água morna.

Use este remédio uma vez ou duas vezes por semana, conforme necessário. Você pode armazenar o esfoliante restante em um recipiente hermético para uso futuro.

11. Vinagre Para Pelo Encravado:

Usar vinagre de maçã também é recomendado, pois ajuda a eliminar as bactérias e equilibra o PH da pele. Basta embeber um algodão com o líquido e deixar na lesão por 10 minutos, duas vezes por dia.

12. Esfoliação com Remédios Caseiros Para Pelo Encravado:

Com uma bucha vegetal, esfregue levemente a região com uma mistura de azeite e açúcar. Faça movimentos circulares nos dois sentidos.

Em seguida, enxague bem com água morna e seque. Faça isso duas vezes por semana para remover células de pele mortas, sujeira e óleos que possam estar atrapalhando o crescimento do pelo.

13. Compressa de Água Quente:

Umedeça uma toalha com água morna e pressione contra a área inflamada. Faça isso durante dez minutos por dia para abrir os poros e amolecer a pele, facilitando a saída do fio.

14. Limpeza da Pele Para Pelo Encravado:

Depois de removido o pelo, lave a área com água morna e sabonete hidratante. Aplique um antisséptico para proteger contra possíveis infecções.

15. Roupas Certas Para Prevenor Pelo Encravado:

Evite usar roupas apertadas ou de tecido sintético nas regiões mais propensas ao pelo encravado, que são as “dobras”: virilha, axila, nuca, etc.

16. Depilação:

Se você raspa os pelos da perna, virilha e axila, faça isso quando eles estiverem molhados. Além disso, sempre use loção de barbear para lubrificar os fios.

17. Poros Fechados:

Depois de raspar os pelos usando os Remédios Caseiros Para Pelo Encravado, enxague a área com água fria para fechar os poros.

18. Remédios Caseiros Para Pelo Encravado com Água de Hamamélis:

Umedeça um chumaço de algodão em água de hamamélis e aplique na pele: Se o pelo encravou passe essa solução.

Essa é uma receita caseira muito boa para acalmar a pele irritada e ajudar a retirar aqueles indesejáveis pelinhos.

Serve também para reduzir a vermelhidão e a inflamação que fica na pele após a depilação. É um produto que esfolia, umedece e desobstrui os poros, e pode ser utilizado antes e depois da depilação.

Remédios Caseiros Para Pelo Encravado19. Pinça:

Não use pinça, pois isso pode irritar e inflamar ainda mais a pele.

20. Use Antissépticos Naturais Como Remédios Caseiros Para Pelo Encravado:

Eliminar germes e bactérias após a depilação. Utilize antissépticos naturais à base de óleo da árvore do chá para prevenir as infecções. Esse mesmo produto pode ser aplicado algumas horas antes da fazer a depilação.

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista. Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Receitas Caseiras" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

2 comentários

Deixe um comentário