Primeiros Sintomas do Câncer de Ovário Que Você Deve Conhecer!

Primeiros Sintomas do Câncer de Ovário Que Você Deve Conhecer e possivelmente nunca deve ter ouvido falar. Além disso, atualmente, o câncer é a principal causa de morte em quase todos os países do mundo. De fato, é culpa de mais de 30% de todas as mortes no Canadá, o que é muito mais do que qualquer outra doença.

Segundo estimativas da Canadian and American Cancer Societies, o Câncer de Ovário teve 2800 novos casos e 1750 mortes no Canadá, e 22.280 novos casos e 14.240 mortes somente nos Estados Unidos em 2016.

Câncer de Ovário
Câncer de Ovário

Mas Afinal, o Que é Câncer de Ovário?

O Câncer de Ovário se desenvolve quando as células dos ovários formam tumores que se tornam malignos. É muitas vezes referido como “o assassino silencioso” porque mostra poucos ou nenhum sintomas, que são bastante difíceis de detectar nos ecrãs.

Enquanto o Câncer de Ovário é mais comum em mulheres na pós-menopausa, recentemente começou a afetar mulheres mais jovens em seus 30 e 40 anos.

De acordo com pesquisas recentes, a detecção precoce do câncer aumenta muito as chances de sobrevivência, por isso os check-ups regulares são obrigatórios.

Infelizmente, não há atualmente nenhuma prova confiável. Os exames de sangue do CA125 podem dar falsos negativos, enquanto os testes de esfregaço não são capazes de detectar células malignas. No entanto, há outro problema.

Muitos dos sintomas são freqüentemente confundidos com aqueles associados a outras doenças, como a síndrome do intestino irritável. Consequentemente, o tumor é diagnosticado no estágio 3, quando se torna tarde demais.

Agora confira em detalhes alguns dos sintomas que podem ser sinais de Câncer de Ovário:

1. Inchaço Persistente:

Inchaço constante e freqüente, com duração de mais de três semanas, geralmente indica um crescimento tumoral canceroso.

2. Dor Abdominal Inferior e Pélvica:

Embora a dor menstrual e a dor durante a menstruação sejam normais, a dor persistente que dura mais de três semanas pode ser um sinal de Câncer de Ovário. As mulheres na pré-menopausa devem ter um cuidado especial, uma vez que esses sintomas muitas vezes são facilmente passados ​​pela dor do período.

3. Dificuldade em Comer ou Sentir-se Cheio Rapidamente:

Uma diminuição do apetite que surge do nada e continua por mais de três semanas pode ser um sinal de várias doenças, entre as quais as mais comuns são as do estômago e intestino. No entanto, também pode ser um sinal de câncer, por isso não deixe de consultar seu médico.

4. Maior Necessidade de Urinar:

Caso você esteja visitando o banheiro com muito mais frequência do que antes, sem qualquer alteração na ingestão de líquidos, é muito provável que você tenha estágios iniciais de Câncer de Ovário. Outro sinal que indica Câncer de Ovário é uma necessidade urgente de urinar e a incapacidade de mantê-lo.

A maioria desses sintomas pode ser facilmente confundida com problemas e doenças do trato gastrointestinal. Portanto, se você experimenta algum deles e não o fez antes, é crucial controlar sua persistência e frequência. Se eles não desaparecerem dentro de algumas semanas, consulte o seu médico e obtenha controle o mais rápido possível.

Lembre-se de que monitorar nossa saúde e aprender a reconhecer os sintomas do Câncer de Ovário é a chave para a detecção precoce e uma maior chance de sobrevivência.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Kaio Rodrigues

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais.

O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".