As 10 Receitas Para Acabar com a Enxaqueca

As Receitas Para Acabar com a Enxaqueca que você verá a seguir são muito simples e podem ser preparadas por qualquer um. Além disso, a Enxaqueca, também conhecida por “hemicrania”, “migranea” ou “hemialgia”, é uma doença crônica, caracterizada por ter um início, mas não um fim, e suas dores de cabeça podem aumentar conforme o tempo passa, indo e vindo.

É um desequilíbrio químico que ocorre no cérebro, envolvendo hormônios e substâncias (peptídeos) nesse processo, além de outros desequilíbrios neuroquímicos também provocarem a Enxaqueca.

Enxaqueca

O seu principal sintoma é a dor de cabeça, contudo ela pode acometer o paciente a outros sintomas, assim sendo, a Enxaqueca é um tipo de Cefaleia (dor de cabeça). Essa dor vai de moderada a severa, mas também se apresenta de modo leve e até mesmo inexistente.

A dor de cabeça da Enxaqueca é do tipo pulsante, ou seja, que fica latejando, comumente em só um lado da cabeça. Atinge de 10% a 15% da população e cerca de 2/3 dos casos são de origem genética. Estima-se que 15% da população enfrentará momentos de Enxaqueca em algum momento da vida.

Das cefaleias existentes, é a que mais causa afastamento do trabalho, em média 4 dias perdidos por ano pelos pacientes. Ainda, entre os tipos, existem: Enxaqueca com aura, sem aura, crônica, episódica, menstrual e basilar.

Os pacientes mais acometidos pela Enxaqueca são as mulheres, cerca de 20% a 30%, e apenas 10% dos homens. Um recente estudo brasileiro epidemiológico detectou que que cerca de 15,2% é a taxa de prevalência da Enxaqueca no brasileiro.

1. Vinagre de Maçã Para Tratar a Enxaqueca Naturalmente:

Sendo uma potência nutricional, o vinagre de maçã ajuda a reduzir a Enxaqueca. Vinagre de maçã também oferece benefícios para a saúde pois ajuda na desintoxicação, controla o açúcar no sangue, regula a pressão arterial, reduz a dor óssea, promove perda de peso e alivia a constipação.

Adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã orgânico para um copo de água. Misture uma colher de sopa de mel. Beba diariamente para prevenir bem como tratar a Enxaqueca.

Se você não está acostumado a tomar vinagre de maçã, comece por tomar uma colher de chá e aumente gradualmente a quantidade.

Durante os ataques de Enxaqueca ou quando você perceber o seu início, você pode tomar duas ou três colheres de sopa.

Veja TambémOs 40 Benefícios do Suco de Maçã Para Saúde

2. Óleo de Lavanda Para Tratar a Enxaqueca Naturalmente:

Adicione três gotas de hortelã e sete de óleo de lavanda a um vaporizador ou uma tigela com água muito quente e, em seguida, inale. Você também pode colocar duas bolsas molhadas de chá de hortelã sobre as pálpebras fechadas por cinco minutos.

Veja TambémOs 40 Benefícios do Chá de Hortelã Pimenta Para Saúde

3. Gengibre Para Tratar a Enxaqueca Naturalmente:

O gengibre pode ser muito eficaz para aliviar e prevenir uma Enxaqueca. Esta especiaria tem sido usada por muitos anos e em muitas culturas como um remédio caseiro para aliviar as dores de cabeça e as náuseas.

Acredita-se que o seu poder é que o gengibre atua como a aspirina, porque bloqueia a síntese de prostaglandina, uma substância que ajuda a controlar a inflamação no corpo.

Recomenda-se que quando estão começando os flashes visuais (aura), que geralmente é um sinal de que a Enxaqueca vai começar você tome um terço de uma colher de chá de gengibre em pó agitado em um copo de água.

Veja TambémOs 35 Benefícios do Suco de Gengibre Para Saúde

4. Hortelã Para Tratar a Enxaqueca Naturalmente:

A propriedade anti-inflamatória da hortelã acalma os nervos. Além disso, tem um efeito calmante e antiespasmódico.

Um estudo publicado no diário Internacional de Neurociência em 2008 descobriu que a fragrância desta erva induz o sentimento associado com o alívio da Enxaqueca.

Basta beber chá de hortelã adoçado com mel. Repita quando necessário.

Você também pode fazer massagens nas suas têmporas com uma gota de óleo essencial de hortelã ou uma combinação de óleos de lavanda e hortelã. Deixe agir por 20 a 30 minutos. Faça isso algumas vezes por dia até obter alívio.

Veja TambémHortelã Gorda – Origem, Benefícios e Como Usar!

5. Alcachofra Para Tratar a Enxaqueca Naturalmente:

Se você sofre regularmente de dores de cabeça, um bom remédio é incorporar alcachofras em sua dieta. A alcachofra é muito boa para combater os males do fígado e muitas vezes a Enxaqueca tem sua origem no fígado.

Veja TambémOs 25 Benefícios do Chá de Alcachofra Para Saúde

6. Camomila fria Para Tratar a Enxaqueca Naturalmente:

Novamente a Camomila , mas desta vez fria. Faça um chá de camomila e deixe alguns cubos de gelo até ficar bem gelado. Molhe um pano na Camomila e coloque nas pálpebras durante 20 minutos.

Veja TambémOs 40 Benefícios da Camomila Para Saúde

7. Camomila Para Tratar a Enxaqueca Naturalmente:

Camomila tem propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e calmantes que ajudam a aliviar Enxaqueca. Beber chá de Camomila regularmente ajuda a prevenir o problema.

Quando se lida com as Enxaquecas, você obterá melhores resultados usando camomila alemã (Matricária recutita). Então, quando for procurar esta erva, veja na etiqueta se está escrito: “Camomila alemã”.

Coloque duas a três colheres de chá de flores de Camomila secas em um copo de água quente durante alguns minutos.

Você também pode adicionar suco de limão e mel. Coe e beba este chá três ou quatro vezes ao dia para alívio dos sintomas da Enxaqueca.

Alternadamente, prepare um chá de ervas por maceração com iguais quantidades de Camomila, marroio e meadowsweet em um copo de água quente por cinco minutos. Coe e beba. Repita conforme necessário.

Veja TambémCamomila Romana – Origem, Benefícios e Como Usar!

8. Bolsa com Gelo Para Tratar a Enxaqueca Naturalmente:

Este remédio é muito popular e muito eficaz para eliminar a Enxaqueca. Em uma bolsa coloque vários cubos de gelo. Coloque a bolsa na cabeça, deite e tente relaxar.

Veja TambémOs 35 Benefícios da Água Para Saúde

9. Matricária Para Tratar a Enxaqueca Naturalmente:

Matricária é outro remédio caseiro eficaz para Enxaqueca que tem sido usado durante séculos. A erva contém um composto chamado parthenolide que alivia espasmos suaves em tecido muscular e previne a inflamação.

Neutraliza as prostaglandinas que influenciam os sinais de dor, reduzindo-as. Prepare um chá de ervas, misturando uma colher de chá de hortelã seca e folhas de Matricária em uma xícara de água quente por 30 minutos.

Coe e beba este chá várias vezes ao longo do dia. Continue até que a dor desapareça.

Você também pode comer duas ou três folhas frescas de Matricária diariamente ou tomar cápsulas de folhas secas (50 a 100 mg por dia). Consulte o seu médico antes da utilização e do início de um suplemento.

Veja TambémChá de Matricária – Origem, Benefícios e Como Usar!

Enxaqueca

10. Massagem Para Tratar a Enxaqueca Naturalmente:

Massagear a cabeça ajuda no alivio das dores da Enxaqueca pois bloqueia os sinais de dor enviados para o cérebro.

Também aumenta a atividade da serotonina e estimula certos receptores de serotonina, reduzindo assim os sintomas, bem como a freqüência das Enxaquecas.

Um estudo publicado nos anais da Medicina Comportamental em 2006 também descobriu que a massagem terápica ajuda no tratamento com remédio caseiro de Enxaqueca.

Massageie suavemente a cabeça com os dois primeiros dedos em movimentos circulares.

Enquanto massageia, tenha em mente que existem pontos de pressão em locais como a base do crânio, no centro da testa (entre as sobrancelhas) e cantos dos olhos que quando pressionado corretamente ajudam a aliviar a dor.

Alternadamente, aqueça duas colheres de sopa de óleo de gergelim. Misture meia colher de chá de cada de canela e cardamomo em pó. Aplique esta mistura em sua testa e massageie. Deixe por algumas horas antes de lavá-la.

Repita qualquer um desses remédios conforme necessário. Além disso, as massagem regulares reduzirão a frequência e a duração das Enxaquecas.

Veja TambémOs 40 Benefícios da Canela Para Saúde

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Receitas Caseiras, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *