Remédios Caseiros

Os 15 Remédios Caseiros Para Eliminar o Tártaro!

Os Remédios Caseiros Para Eliminar o Tártaro com ingredientes que você provavelmente pode ter na sua cozinha. além disso, o tártaro é aquela placa bacteriana de cor amarelada que vai ficando aderida ao esmalte dos dentes, especialmente ao redor das gengivas.

Ele é composto por sais minerais, restos de alimentos e outras variedades de resíduos que, com o passar do tempo, promovem o crescimento das bactérias e a formação de manchas desagradáveis nos dentes.

TartároDado que sua superfície é rugosa e altera a superfície natural das peças dentais, cada vez atrai mais partículas e forma uma camada mais dura.

O problema é que, a longo prazo, ele pode interagir com alguns alimentos e provocar a liberação de um ácido que causa cáries e infecções.

Devido a isso, é fundamental reforçar os hábitos de higiene bucal e, diante do primeiro sinal do seu surgimento, iniciar um tratamento oportuno.

A boa notícia é que existem vários truques caseiros que podem ajudar a removê-lo sem afetar a saúde bucal.

Sintomas do Tártaro:

O tártaro é formado por um acúmulo de bactérias, que se juntam e ficam envolvidas em uma cápsula de polímero, uma substância dura e resistente.

Como identificar o tártaro? Bem, sua maior característica é a cor diferenciada da cor dos dentes. A camada de tártaro pode ir do amarelo ao marrom ou até mesmo verde. Porém o mais comum é castanha e marrom.

Por ser muito dura, é bastante difícil de ser removida, normalmente sendo necessária a ida ao dentista. Mas com a receita de hoje, vamos te mostrar que é possível fazer isso no conforto da sua casa, com menos custos.

Como Prevenir o Tártaro:

Como sempre, a prevenção é o melhor caminho quando o assunto é o acúmulo de tártaro nos dentes. E isso dispensa grandes receitas caseiras e está totalmente relacionado aos hábitos de higiene bucal.

  • Escovar os dentes minuciosamente, por cerca de dois minutos, especialmente após as refeições principais (almoço e jantar);
  • Utilizar o fio dental diariamente;
  • Frequentar pelo menos duas vezes ao ano o dentista para a realização de limpezas profissionais e exames dentais.
  • Se ainda assim ocorrer o acúmulo de tártaro, a orientação principal é procurar o dentista, que provavelmente utilizará o processo de “raspagem” que nada mais é do que o processo de retirada do tártaro com instrumentos especiais.

Caso opte por tentar alguma receita caseira, apenas certifique-se de tomar cuidado para não utilizar produtos que possam prejudicar sua boca e/ou sua saúde de uma forma geral. Então, confira agora Os 15 Remédios Caseiros Para Eliminar o Tártaro:

1. Óleo de Girassol Para Eliminar o Tártaro:

A orientação é, simplesmente, fazer bochechos com uma colher (sopa) de óleo de girassol prensado a frio (sem engolir).

Porém, Puglisi destaca que não existe nada melhor para a eliminação de tártaro e placa bacteriana do que: uma escova de dente, água e pasta.

2. Remédio Caseiro Para Eliminar o Tártaro Mastigando Gergelim:

A dica é mastigar um punhado de gergelim diariamente, sem engolir. Depois disso, os dentes devem ser escovados normalmente.

Puglisi explica que este hábito vai liberar uma carga básica na boca e não elimina, mas evita a formação do tártaro.

A mesma dica vale para a salsinha: pode-se mascar um punhado por alguns segundos e depois cuspi-lo, escovando normalmente os dentes em seguida. Porém, deve-se ter o cuidado de lavar bem as folhas antes de fazer isso!

3. Usar Gel de Aloe Vera Para Eliminar o Tártaro:

Outra receita difundida é a mistura de: 1 colher (chá) de gel de Aloe Vera + 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio + 10 gotas de óleo essencial de Limão + 4 colheres (chá) de glicerina vegetal.

Para, depois, escovar os dentes 1 vez por dia com a mistura. A utilização de produtos originários do Limão ajudam na proliferação de tártaro.

4. Remédio Caseiro Para Eliminar o Tártaro Usando Peróxido de Hidrogênio:

Outra receita conhecida é misturar meia xícara de água e meia xícara de peróxido de hidrogênio para fazer um bochecho de alguns segundos. Porém, mais uma vez, é necessário ter cuidado para não prejudicar os dentes.

O que pode ocorrer é o clareamento daquela estrutura (do tártaro acumulado), o que também é bem difícil de ocorrer.

5. Usar Bicarbonato de Sódio Para Eliminar o Tártaro:

Diluir uma colher (chá) de bicarbonato de sódio em um copo de água e fazer um bochecho por alguns segundos com a mistura é uma das receitas caseiras mais conhecida neste sentido.

Vale ressaltar que este tipo de receita não deve ser usada com frequência, o que poderia deixar os dentes sensíveis e levar a outros problemas.

usar bicarbonato de sódio para acabar com o tártaro é um mito. Também existe aquele mito de que bicarbonato ajuda a clarear os dentes. Tudo isso é falso, as pessoas acreditam nisso, pois o bicarbonato é abrasivo.

A abrasão é a capacidade que um material tem de desgastar uma superfície. Mas, na verdade, a força mecânica com que você escova os dentes é o que acaba eliminando o tártaro.

6. “Escovar” os Dentes com Morangos Para Eliminar o Tártaro:

Uma dica caseira bastante simples é amassar morangos (bem maduros), colocá-los sobre a escova de dentes e utilizá-los como uma pasta de dente comum.

O que ajuda muito a eliminar o tártaro é a força mecânica da escovação (normal, com pasta de dente).

remédio caseiro para tartáro7. Remédio Caseiro Para Eliminar o Tártaro Consumindo Mais Vegetais e Frutas:

O consumo de Vegetais e Frutas podem ajudar. A dica são as frutas e os vegetais que têm o pH base, por exemplo, pepino, folhas diversas, alface e vegetais em geral da cor verde.

Outros exemplos de alimentos que você pode consumir in natura, diariamente, são: Maçã, espinafre, pera e Ameixa.

8. Gergelim Puro Para Eliminar o Tártaro:

O gergelim pode ser considerado um “esfoliante natural” para os dentes. E sua receita caseira para enfrentar o tártaro é muito fácil de fazer: uma vez por dia, pegue um punhado de gergelim, e mastigue-os bem, mas não engula.

Depois de alguns segundos nesta forma, escove os dentes, mas sem pasta, apenas com a escova seca. Seguindo com frequência, o gergelim vai ajudar a polir os dentes, retirando o tártaro.

9. Remédio Caseiro Para Eliminar o Tártaro Mascar Salsinha:

A salsinha pode ser aproveitada da mesma forma que o gergelim, mascando o vegetal para que ele ajude a clarear os dentes, e deixá-los mais fortes.

Mas tenha cuidado: a salsinha é considerada uma planta com nível alto de toxicidade se não for bem lavada, então garanta estar sempre com uma folha fresca.

Após mascá-la por alguns segundos, cuspa, e escova os dentes com uma pasta normal.

10. Cascas de Laranja Para Eliminar o Tártaro:

Esta sim pode ser considerada uma receita prática e rápida para quem quer acabar com o tártaro nos dentes.

Pegue uma casca de laranja e esfregue nos dentes, com mais força nos pontos com mais evidência de tártaro. De preferência, faça isso antes de dormir e não escove os dentes.

A ação da casca vai ajudar o organismo a combater algumas das bactérias que estão presentes nos dentes, e a escovação no dia seguinte irá retirar o tártaro com mais facilidade.

11. Suco de Limão Fresco Para Eliminar o Tártaro:

As propriedades alcalinas e clareadoras do suco de Limão fresco são úteis para clarear e desinfetar os dentes com tártaro.

Seu uso deve ser realizado de forma moderada, já que alguns de seus componentes podem enfraquecer o esmalte dos dentes.

INGREDIENTES:

  • Suco de 1/2 Limão,
  • 1/4 de xícara de água quente (62 ml).

MODO DE PREPARO:

  • Dilua o suco de meio Limão em água quente e faça bochechos durante cinco minutos.
  • Use uma vez ao dia, todos os dias.

Lembre-se de que, além de utilizar estes remédios caseiros, é fundamental melhorar seus hábitos de higiene oral. Incorpore o uso do fio dental após cada escovação e use um enxaguante bucal antibacteriano.

12. Remédio Caseiro Para Eliminar o Tártaro Usando Pasta de Dente com Flúor:

Existe uma ótima razão pela qual a maioria das pastas contém flúor. Esta substância é responsável pelo fortalecimento do esmalte dos dentes, enquanto reduz o risco de decomposição por parte dos alimentos e bebidas ácidas.

Na verdade, ela até ajuda os dentes com pequenas cáries a serem regeneradas. O problema, no entanto, é que esse processo ocorre de maneira lenta, o que significa que, além da escovação adequada, você também deve ficar atento a comer uma dieta saudável e reduzida em açúcar.

13. Frutas e Vegetais Crus Para Eliminar o Tártaro:

Se você não estiver muito interessado em fazer receitas, ou se por alguma razão não sobrar tempo, existem algumas frutas e vegetais que podem ser utilizados in natura para eliminar o tártaro dos dentes. Entre os exemplos mais práticos, destacamos os seguintes:

  • Maçã,
  • Alface,
  • Espinafre,
  • Rúcula,
  • Acelga,
  • Pera,
  • Ameixa.

Um exemplo de aplicação muito simples: ao invés de beber uma xícara de café por dia para trazer energia, coma uma Maçã: além de trazer efeitos similares, ela irá mantê-lo saciado e ainda por cima vai ajudá-lo a clarear os dentes.

14. Remédio Caseiro Para Eliminar o Tártaro com Aloe Vera e Glicerina:

A aloe vera (babosa) tem uma série de benefícios que há décadas vem sendo registrados, entre eles, a manutenção dos dentes.

A planta pode ajudar a prevenir o tártaro e a placa bacteriana. Para isso, basta seguir uma receita bem simples: misture a um copo de água, meia xícara de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de gel (baba) de aloe vera.

Em seguida, adicione uma pequena quantidade de óleo essencial de Limão e quatro colheres de chá de glicerina vegetal. Em seguida, esfregue os dentes durante um longo período de tempo com a mistura. Você verá que seus dentes ficarão brancos e brilhantes.

tratamento caseiro para tartáro15. Escove bem os Dentes Para Eliminar o Tártaro:

Esta primeira dica não vem como surpresa, afinal, escovar os dentes regularmente é o tratamento número um para evitar a placa. O ideal é escová-los meia hora após cada uma das refeições.

Isso ajudará a reduzir significativamente a probabilidade de desenvolver manchas de placas desagradáveis.

Tenha em mente que uma escovação adequada deve ter pelo menos 3 minutos de duração, pressionando uniformemente e cobrindo cada parte da boca bem.

Sou formado em medicina pela USP no ano de 2012, com especialização em Clínico Geral. Atuo na área de estudo e orientação inicial de doentes; Coordenação de exames de saúde regular; Diagnóstico e tratamento de grande parte das doenças de adultos; Acompanhamento e tratamento de doentes crônicos; Orientação de pacientes que apresentam quadros complexos, com patologias raras e múltiplas, juntamente com a participação de outros especialistas, quando for necessário; Integração final de dados clínicos e exames complementares, decorrentes da observação dos pacientes por outro especialista. Atualmente sou Clinico Geral residente no Hospital Regional de Cotia e Editor no site "Receitas Caseiras" onde tenho participação com comentários, e criação de artigos relacionados a saúde.

2 comentários

  • […] que a Gonorreia se tornou resistente a muitos fármacos, os remédios de ervas como áloe vera são muitas vezes prescritos como opções alternativas ou […]

  • […] sonha com dentes perfeitamente brancos, saudáveis ​​e sem decadência ou tártaro? Esta é a melhor combinação para reduzir a placa bacteriana e branquear os dentes […]

Deixe um comentário