Remédios Caseiros

Os 11 Remédios Caseiros Para Dor de Ouvido

Os Remédios caseiros para dor de ouvido que são totalmente naturais. Alem disso, você provavelmente já se pegou perguntando o que pode ser a dor de ouvido ou vendo alguém nesse impasse.

A verdade, é que ela pode surgir de diversas intensidades, em uma ou nas duas orelhas e ainda mais, estar ligada com muitas razões, não só necessariamente no ouvido, como também em regiões próximas, como a garganta ou até mesmo os dentes.

dor de ouvido

Normalmente, são pequenos incômodos que desaparecem muito rápido, mas como dito anteriormente, o quadro pode contar com dores mais intensas, sendo assim, é imprescindível procurar um médico para descobrir qual é o seu tipo de problema e se tem realmente a ver com o ouvido (causa otológica) ou não.

Para fazer os exames é preciso visitar os otorrinolaringologistas (especialistas em orelha, nariz e garganta).

Eles serão capazes de cuidar de problemas auditivos e realizar cirurgias em todas as partes do ouvido (externa, média, interna).

Veja a seguir quais são as quatro principais causas, sintomas e tratamentos para a dor de ouvido:

Otite Externa: É uma infecção do canal do ouvido externo que pode ser tratada por um médico, com remédios e orientações.

Geralmente, é algo que pode ser resolvido em dias ou semanas, dependendo do quadro.

Os sintomas, além da dor, envolvem a pele mais avermelhada e calor, mas algumas pessoas podem ter coceira e inchaço.

Otite Média Aguda: Essa infecção atinge o ouvido médio e geralmente, é causa por uma bactéria ou o acúmulo de líquido.

Além disso, pode ter sua origem por infecções virais do trato respiratório, como as famosas gripes.

Normalmente, atinge mais as crianças e é acompanhada de outros sintomas além da dor de ouvido, como febre e perda auditiva temporária, podendo ser tratada com orientação médica, com remédios, mas depende muito do caso, pois em alguns, apenas recomendações são passadas.

Obstrução no Ouvido Externo: Pode ocorrer a obstrução do ouvido externo por conta de um corpo estranho e até mesmo pela cera do ouvido, que é uma das causas mais comuns.

Nesse caso, o médico avaliará o método mais eficiente de limpeza do local, pois se o tímpano estiver perfurado, o método de eliminação da cera pode variar e ser necessário o uso de um instrumento adequado.

Otite Média Crônica: Outros tipos de otites podem ocorrer, como a média crônica, que pode comprometer muito a audição, essa infecção geralmente é provocada por uma lesão do tímpano e merece muita atenção, pois seu quadro de gravidade depende muito do tipo de lesão e qual região exatamente foi atingida.

Além de poder comprometer a audição, pode ter complicações, como o aumento de secreção e inflamações.

O seu tratamento envolve uma limpeza do local pelo médico, entre outros processos que podem ser necessários como operações e o acompanhamento de antibióticos.

Quando se desconfia que a causa da dor de ouvido é a presença de água dentro do pavilhão auricular, o que se pode fazer é virar o pescoço de lado, para o lado em que o ouvido dói, e dar alguns pulinhos num pé só, com a cabeça ainda pendida para o lado para a água sair e a dor de ouvido passar. Então veja Os 11 Remédios Caseiros Para Dor de Ouvido.

Remédios Caseiros Para Dor de Ouvido

1. Suco de Gengibre Para Dor de Ouvido:

O Gengibre tem propriedade anti inflamatórias, que podem ajudar no tratamento para a dor de ouvido.

Tire o suco do gengibre e já coloque no ouvido infectado, aos poucos a dor vai diminuir. Outra receita é misturar uma colher de chá de gengibre ralado, junto a duas colheres de sopa de azeite de oliva.

Espere de cinco a dez minutos, após o procedimento, coloque algumas gotas do óleo no ouvido infectado.

2. Óleo de Hortelã Pimenta Para Dor de Ouvido:

As folhas de hortelã pimenta e o óleo de hortelã pimenta, podem ajudar a aliviar a dor de ouvido. Retire o suco das folhas, e coloque diretamente no ouvido Infeccionado.

Outra receita: Pegue um cotonete, aplique algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta, e passe na parte externa da orelha, não deixando entrar dentro do ouvido.

3. Suco de Neem Para Dor de Ouvido:

O Neem há várias propriedades como o bispo de erva, assim, podendo ajudar no alivio da dor no ouvido.

Amasse algumas folhas até ter o suco. Depois coloque algumas gotas no ouvido e espere o efeito.

suco de cebola

4. Suco de Cebola Para Dor de Ouvido:

A cebola tem propriedades antissépticas, antibacterianas e são ótimas para resolver o problema no ouvido.

Aqueça uma colher de sopa do suco da cebola e quando estiver morno coloque de duas a três gotas do suco extraído na orelha infectada. Repita o procedimento de duas a três vezes ao dia.

5. Chá de Alho Para Dor de Ouvido:

O alho tem propriedades antibióticas que podem ajudar a diminuir a dor no ouvido. Esquente uma colher de chá de alho e duas colheres de sopa de óleo de gergelim.

Após esfriar, filtre o óleo e coloque duas ou três gotas do óleo de alho no ouvido infectado e espere até obter um resultado.

6. Suco de Basil Para Dor de Ouvido:

Basil, mais conhecido como manjericão, tem propriedades analgésicas, antibacterianas e anti-inflamatórias, por isso, o manjericão é considerado um ótimo remédio caseiro para aliviar dores.

Amasse as folhas até obter o caldo.

Coloque três ou quatro gotas do suco no ouvido infectado, repita pelo menos duas vezes ao dia.

7. Chá de Óleo de Bispo de Erva Para Dor de Ouvido:

O Bispo de erva tem propriedade antisséptica e antimicrobianas, o que é ótimo para aliviar a dor de ouvido.

Misture uma colher de chá de óleo de Bispo de erva, junto com três colheres de chá de óleo de gergelim e aqueça, até ficar morno.

Depois, coloque o remédio no ouvido infectado e espere aliviar.

Outra Receita: Esquente duas colheres de chá de óleo de mostarda e adicione meia colher de chá de Bispo de erva e um pouco de alho picado.

Após a mistura, esquente até o alho ficar vermelho. Depois, filtre-o e coloque algumas gotas no ouvido infectado.

8. Bolsa de Água Quente Para Dor de Ouvido:

Ao colocar água quente na orelha infectada, pode servir como um ótimo analgésico, pois, com o calor da água, ajuda a aliviar a dor.

Use uma garrafa com água quente enrolada em um pano ou uma bolsa de água quente e pressione por alguns minutos sobre o ouvido infectado.

Outra Receita: Molhe um algodão no óleo de neem e aperte até sair o excesso, depois coloque-o no ouvido.

Deixe por alguns minutos e jogue-o fora. Repita as duas receitas, pelo menos duas vezes ao dia.

9. Óleo de Azeite de Oliva Para Dor de Ouvido:

O Azeite de oliva serve como um lubrificante e um ótimo remédio natural para sumir com as dores do ouvido ou qualquer outras sensações no canal auditivo.

Coloque de três a quatro gotas de azeite morno no ouvido. Para ser mais fácil, você pode utilizar um cotonete e espalhar no ouvido.

10. Óleo de Alho Para Dor de Ouvido:

Administre 2 gotas quentes de óleo de alho na orelha afetada, diariamente. É um excelente antibacteriano e anti-inflamatório, diz estudo.

11. Vinagre Branco Para dor de Ouvido:

O vinagre é um poderoso remédio caseiro usado para muitos fins.

Normalmente, as gotas em formulações farmacêuticas contêm apenas álcool isopropílico para lavar e secar o ouvido.

Este remédio é completamente natural e consiste em dois ingredientes, vinagre branco e álcool.

O Vinagre branco é um poderoso antibiótico e antimicrobiano que combate eficazmente todo o tipo de infecções.

A combinação destes dois poderosos ingredientes combate a infecção, alivia a dor, seca o ouvido e decompõe a cera existente.

Ingredientes:

Retire uma colher de chá, cerca de 5 mililitros da mistura, e com a ajuda de um conta gotas por exemplo, despeje a mistura para dentro do ouvido, inclinando a cabeça para um lado.

Mantenha-se nessa posição durante 1 minuto.

De seguida, retire a mistura do ouvido, inclinando a cabeça desta vez para o lado oposto.

Repita este procedimento duas vezes por dia para limpar a água retida, a cera e tratar a infecção.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

3 comentários

  • […] semente de coentro também possui inúmeras qualidades anti-inflamatórias, por isso pode ser utilizada como um remédio natural para aliviar o terçol e também as dores […]

  • […] Otite. […]

Deixe um comentário