Os 22 Remédios Caseiros Para Dor nas Articulações

Os Remédios Caseiros Para Dor nas Articulações que você verá agora, são muito importantes para uma vida saudável, pois quem sofre com esse problema sofre muito. Além disso, as Dor nas Articulações podem ter diversas causas, desde um trabalho pesado a um movimento brusco, a má alimentação ou a presença de doenças como a artrite.

A prática inadequada de exercícios e a idade também são algumas das causas mais importantes. Nesse artigo, temos por objetivo compartilhar receitas de remédios eficazes para essa dor intensa que geralmente não nos permite manter nossas atividades diárias normalmente.

Dor nas Articulações

São muitas as pessoas que sofrem com Dor nas Articulações, uma realidade provocada pela artrite, pelo reumatismo, artrose etc. É verdade que nem sempre é possível eliminar por completo a dor e que aprendemos a viver com ela, mas o que sim podemos fazer é seguir algumas estratégias básicas mediante as quais reduziremos a Dor nas Articulações e, o que é mais importante: obteremos melhor qualidade de vida.

Sempre temos que seguir os conselhos de nossos médicos e não excedermos muito com o consumo de medicamentos, tais como os anti-inflamatórios, já que às vezes também acabaremos sofrendo seus efeitos colaterais. Asseguramos que existem alguns remédios naturais que podem te servir de muita ajuda. Então confira agora os melhores Remédios Caseiros Para Dor nas Articulações:

1. Alcaçuz Para Dor nas Articulações:

O alcaçuz atua como um corticosteroide natural, que reduz a inflamação. Além disso, diminui os radicais livres no local e inibe a produção da enzima que está envolvida no processo inflamatório. Existe uma grande variedade de produtos à base deste ingrediente, como chás, tinturas e suplementos. É importante lembrar que o alcaçuz não é para todos – pessoas com problemas de pressão arterial devem evitar esta erva completamente.

2. Receita com a Casca de 2 Limões Para Dor nas Articulações:

Coloque a casca de 2 limões em um recipiente e cubra com uma xícara de azeite de oliva. Tampe e deixe em repouso por aproximadamente duas semanas em local escuro.

Depois basta esfregar esse óleo nos locais doloridos e cobrir com uma gaze. Deixe agir durante toda a noite e lave pela manhã com água fria.

3. Suco de Uva e Pectina Para Dor nas Articulações:

A combinação de pectina, que é encontrada em muitas plantas, e o suco de uva, pode ser de grande utilidade para pessoas que sofrem de inflamação e Dor nas Articulações. O suco de uva é rico em antioxidantes, entre eles as antocianinas, que são conhecidas pelo seu efeito na redução da inflamação e da quantidade de líquidos nas articulações.

É melhor comprar a pectina em lojas de alimentos naturais, para ter certeza que o produto é de qualidade. Misture meia xícara de suco de uva com 2 colheres de sopa de pectina. Adicione água, se necessário, e beba a mistura duas vezes por dia, durante 6 semanas, reduzindo a frequência até que os sintomas desapareçam.

4. Evite o Excesso de Peso Para Dor nas Articulações:

O excesso de peso afeta todas as articulações do corpo, e leva àqueles quilos que é especialmente difícil para os joelhos, já que a cada passo, é exercida uma força sobre os joelhos.

5. Massagem Para Dor nas Articulações:

Massagem terapêutica ajuda a aliviar a Dor nas Articulações, melhorando a circulação e acalmando a inflamação. De fato, vários estudos indicam que massagem regular pode melhorar a dor, a rigidez e a amplitude de movimento na articulação afetada.

Para massagear a área afetada, use óleo quente como coco, azeite, mostarda, mamona ou óleo de alho e aplique uma pressão suave enquanto massageia.

6. Suco de Abacaxi e Cereja Para Dor nas Articulações:

O abacaxi contem vitamina C e uma enzima, bromelina, que tem ação anti-inflamatória, muito efetiva quando a Dor nas Articulações está relacionada com a artrite reumatoide, que gera inchaço e muita dor. Você pode consumir o abacaxi in natura, em pedaços, ou na forma de suco. Aconselha-se o consumo de 300-350 ml de suco de abacaxi ao dia.

As cerejas, com seu elevado conteúdo em antocianinas, beta-caroteno e cobre, também atuam positivamente como anti-inflamatório, nos casos de artrite reumatoide, podendo ser consumidas em fruta, suco ou como geleia, em tortas ou simplesmente, no pão.

7. Salmão Para Dor nas Articulações:

Os ácidos graxos ômega-3 são necessários para uma boa saúde, além de ajudar a reduzir a inflamação significativamente. Os peixes oleosos, como salmão, cavala, atum e sardinha são ricos em ômega-3 ácidos graxos, os quais ajudam a reduzir a inflamação significativamente.

Para perceber os benefícios é necessário consumir este tipo de peixe pelo menos 2-3 vezes por semana. Também podemos tomá-lo em forma de suplementos ricos em ômega-3 para reduzir a Dor nas Articulações e possível sensação de rigidez.

8. Controle seus Pés Para Evitar Dor nas Articulações:

Uma causa comum de problemas no joelho é pronação, ou o movimento do pé para dentro. Uma certa quantidade de pronação é normal, mas em excesso pode causar problemas nos joelhos, e caso o joelho não esteja alinhado pode levar a Dor nas Articulações.

9. Compressas Quentes e Frias Para Dor nas Articulações:

Alternar compressas quentes e frias também pode ajudar a aliviar Dor nas Articulações. Terapia de calor ajuda a diminuir a dor, aumentar o fluxo sanguíneo e relaxar as articulações e músculos doloridos.

Terapia fria reduz a inflamação e entorpece as áreas ao redor da articulação afetada.Enrole ambas as compressas em toalhas separadas antes de usá-las. Eles não devem ser aplicados diretamente na pele.

Comprima sobre a área afetada por cerca de três minutos. Retire a compressa quente e imediatamente coloque uma compressa fria em seu lugar durante um minuto.Repita o processo por 15 a 20 minutos algumas vezes diariamente até obter alívio.

Nota: Não use terapia de calor se a área afetada é vermelha, quente e irritada. Não use terapia fria se você tem problemas circulatórios.

10. Água de Batata Crua Para Dor nas Articulações:

A água de batata crua é um remédio caseiro tradicional, usada nos tratamentos de artrite desde tempos muito antigos. É preparada cortando-se em finas fatias uma batata crua, deixado-as em água fria, durante uma noite e tomada, em jejum, na manhã seguinte.

Atribui-se a esta água propriedades anti-inflamatórias mas, para preparar a água, a batata deve ser fresca, sem partes esverdeadas (pois contêm solanina, uma substância que pode causar intoxicação), sem brotos começando a florescer e sem manchas pretas.

Remédios para Dor nas Articulações

11. Urtiga Para Dor nas Articulações:

Estudos exploratórios indicam que a urtiga pode ser útil na terapia para Dor nas Articulações e febre, sem quaisquer efeitos secundários principais. Embora a razão exata para aliviar o problema não é conhecida, acredita-se que esta erva contém compostos ativos que reduzem a inflamação. Além disso, é rico em boro, um mineral que é necessário para as articulações e os ossos saudáveis.

Pique duas a três colheres de chá de folhas de urtiga seca em uma xícara de água quente durante 10 a 15 minutos. Coe e beba o chá. Repita três vezes ao dia até obter resultados positivos.

Você também pode colocar folhas de urtiga fresca sobre a área afetada por cerca de 30 segundos. Faça isso uma vez por dia por cerca de uma semana ou mais. Isso pode causar desconforto inicial, mas eventualmente vai acabar com a Dor nas Articulações.

Nota: Esta erva pode interferir com anticoagulantes, bem como a pressão arterial, coração e diabetes, medicamentos.

12. Comprar os Sapatos Certos Para Evitar a Dor nas Articulações:

Para evitar Dor nas Articulações, é aconselhável ter o calcanhar mais baixo possível. O corpo pode tolerar um grânulo de aproximadamente uma polegada; saltos altos jogam o corpo para a frente e estressa os joelhos.

Para esportes, compre sapatos projetados para a atividade – sapatos para caminhar, e assim por diante. Usar tênis para caminhadas podem causar dores nas canelas e, em alguns casos, Dor no Joelho.

13. Feno Grego Para Dor nas Articulações:

O feno grego é um remédio caseiro popular ideal para aliviar a Dor nas Articulações graças as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. É particularmente benéfico para aquelas pessoas que sofrem de artrite.

Tome uma colher de chá de sementes de feno-grego em pó, acompanhado de um copo de água morna. Faça isso diariamente pela manhã até conseguir resultados positivos. Também podemos colocar de molho as sementes de feno-grego inteiras durante a noite, e comê-las no dia seguinte pela manhã.

14. Para Dor nas Articulações Consuma Mais Magnésio:

O magnésio é algo que nosso corpo necessita, mas não pode fabricá-lo. O magnésio é utilizado em mais de 300 diferentes respostas biomecânicas em nosso corpo. Relaxa os músculos e terminações nervosas e ajuda a aliviar a Dor nas Articulações. Não só ajuda a relaxar os músculos e aliviar a dor (isto é verdade para a dor da artrite também), que ajuda a mineralizar os ossos.

O American Journal of Clinical Nutrition conduziu um dos muitos estudos sobre magnésio e constatou que as pessoas que tinham uma dieta rica em magnésio tinham uma densidade óssea maior, e um osso mais forte.

15. Como Usar o Gengibre Para Dor nas Articulações:

O gengibre é um excelente remédio natural para dores musculares e articulares, graças às suas propriedades anti-inflamatórias.Pesquisadores estudaram os seus efeitos sobre a osteoartrite dos pacientes com Dor nas Articulações e viram resultados encorajadores. Beba chá de gengibre, ou inclua gengibre fresco ou em pó em sua dieta diária.

Para preparar o chá de gengibre, corte um pequeno pedaço de raiz de gengibre, ferva em um copo de água por 10 minutos e coe. Para melhorar o sabor, você pode adoçar com mel. Outra opção é misturar quantidades iguais de pó de gengibre, cúrcuma e feno-grego. Tome uma colher de chá desta mistura diariamente pela manhã e à noite até que esteja satisfeito com os resultados.

16. Misture Hortelã com Óleo de Eucalipto Para Dor nas Articulações:

A menta e eucalipto não mudam a própria artrite, mas têm substâncias analgésicas que ajudam a aliviar a Dor nas Articulações. Ela produz a sensação de resfriamento que pode substituir temporariamente o seu desconforto, e criar uma sensação de relaxamento que pode aliviar a Dor nas Articulações.

17. Cúrcuma Para Dor nas Articulações:

A cúrcuma é um remédio ayurvédico excelente para a Dor nas Articulações. Contém um ingrediente ativo chamado curcumina que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Em um estudo publicado em 2009, observou-se que a curcumina era tão eficaz quanto o ibuprofeno para aliviar a Dor nas Articulações em pacientes que sofriam de osteoartrite nos joelhos.

Misture uma colher de chá de cúrcuma em pó e um pouco de mel em um copo de leite morno. Beba diariamente essa mistura durante vários dias para que faça efeito.

Outra opção é tomar cápsulas de 250 mg e 500 mg de cúrcuma, 3 vezes ao dia até que ficar satisfeito com os resultados.

Nota: a cúrcuma pode interferir com alguns medicamentos (por exemplo, os anticoagulantes) e pode agravar alguns problemas de vesícula, por isso é aconselhável consultar o seu médico antes de tomar este medicamento em uma base regular.

18. Pimenta Caiena Para Dor nas Articulações:

A pimenta caiena contém uma composto chamada capsaicina com propriedades analgésicas ou analgésico natural. Em um estudo de 2010, publicado no jornal da associação médica da Tailândia, os pesquisadores descobriram que aplicando gel contendo 0,0125% capsaicina ajuda a aliviar a dor nas mulheres que sofrem de osteoartrite do joelho.

Ligeiramente aqueça meia xícara de óleo de coco. Misture duas colheres de sopa de pimenta caiena em pó. Aplique sobre a área afetada, e deixa por 20 minutos e depois lave. Faça isso algumas vezes ao dia até você obter alívio da Dor nas Articulações. Como alternativa, você pode usar uma creme de capsaicina na área afetada diariamente.

Nota: Cayenne inicialmente pode causar uma sensação de queimação. Não aplique na pele aberta ou feridas.

19. Como Usar o Alho Para Dor nas Articulações:

Sendo rico em enxofre e selênio, o alho é benéfico para aqueles que sofrem de artrite e Dor nas Articulações. O enxofre ajuda a aliviar a inflamação e Dor nas Articulações e, segundo a pesquisa, o selênio pode ter um efeito anti-reumático. Além disso, pacientes artríticos tendem a ter baixos níveis de selênio no sangue.

Inclua alho cru ou cozido em sua dieta. Você pode consumir com segurança dois ou três dentes de alho diariamente.Se você é intimidado pelo cheiro ou sabor do alho, considere tomar suplementos de alho (siga as instruções no rótulo).

Você também pode fritar dois dentes de alho em duas colheres de sopa de óleo de mostarda ou gergelim. Quando o alho ficar preto, desligue o fogo e coe o óleo. Deixe o óleo esfriar até estar confortavelmente quente e depois massajei na pele ao redor da área afetada. Deixe agir por cerca de três horas antes de lavar. Faça isso duas vezes por dia até você ver a melhora.

20. Sal de Epson Para Dor nas Articulações:

Os banhos de sal de Epson facilitam a absorção de magnésio através da pele. A Dor nas Articulações é frequentemente associada com baixos níveis de magnésio no organismo. Além disso, o magnésio ajuda a reduzir a inflamação e ajuda a desintoxicar as células.

Misture duas xícaras de sal de Epson em uma banheira com água quente. Mergulhe seu corpo ou a área afetada na água durante pelo menos 20 minutos. Repita o processo três vezes por semana até sentir alívio na Dor nas Articulações.

21. Vinagre de Maçã Para Dor nas Articulações:

O vinagre de maçã ajuda a reduzir a Dor nas Articulações, eliminando toxinas acumuladas de articulações e tecidos conjuntivos. Seu efeito alcalinizante, é particularmente benéfico para aqueles que sofrem de artrite. Além disso, é rico em minerais como magnésio, cálcio, potássio e fósforo. Misture 1 a 3 colheres de chá de vinagre de maçã orgânico e um pouco de mel em um copo de água morna.Beba essa solução duas ou três vezes ao dia, de preferência antes das refeições.

Você pode continuar este tratamento simples regularmente, porque, além de ajudar com a Dor nas Articulações do joelho, é bom para sua saúde geral. Você também pode massagear a área afetada com uma mistura de uma colher de vinagre de maçã e azeite de oliva. Faça isto diariamente até que sua dor acabe.

Remédio para Dor nas Articulações

22. Tratamento Caseiro Para Dor nas Articulações:

Ingredientes:

  • Álcool 70%: 300 ml
  • Tintura de iodo: 100 ml
  • Aspirina 300 mg: 10 unidades

Modo de Preparo:

  • Em um recipiente misture bem os ingredientes líquidos.
  • Desfaça os comprimidos de aspirina e acrescente na mistura.
  • Reserve o preparado durante 21 dias em um lugar frio, onde não haja contato com a luz do sol.
  • Passado todo esse tempo aplique o preparado fazendo uma compressa ou massageando suavemente as regiões doloridas.

Obs.:

Cabe destacar que esses tratamentos são para Dores nas Articulações leves ou esporádicas, não para patologias crônicas ou severas, tais como a artrite ou a artrose. Se, por exemplo, você passar um dia inteiro levantando peso, cair na rua ou escrever muito e as articulações começarem a doer, não perca tempo, prove as receitas, pois elas são ideais para isso! Caso contrário, consulte um médico para que ele te receite um tratamento mais pontual e eficaz.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Receitas Caseiras, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *