Os 20 Remédios Caseiros Para Enxaqueca

Os 20 Remédios Caseiros Para Enxaqueca que são bem eficazes para este tratamento. Além disso, a Enxaqueca é uma das doenças mais comuns hoje em dia, que afeta principalmente as mulheres entre os 15 e 55 anos. Ainda que não haja uma causa específica, ela está relacionada a aspectos como mudanças hormonais, fatores hereditários, má alimentação, estresse, uso de alguns contraceptivos orais, gravidez, consumo de álcool, ansiedade, barulhos fortes, transtornos do sono, tabagismo, entre outros.

remedio caseiro para enxaqueca

A princípio, a pessoa pode chegar a confundir uma Enxaqueca com uma dor de cabeça comum; porém, a Enxaqueca se caracteriza por ser uma crise mais recorrente, que dura de 2 a 72 horas, com uma dor mais severa, principalmente mais de um lado da cabeça do que de outro. Além disso, pode vir acompanhada por outros sintomas como náuseas, vômitos, sensibilidade à luz, fadiga, visão alterada, ansiedade, entre outros.

Existem muitos remédios naturais para combater a Enxaqueca e aliviar seus sintomas incômodos que quase sempre nos impedem de continuar com nossas tarefas diárias. Ainda que estes remédios costumem funcionar como calmantes, antes de experimentar algum deles é muito importante consultar um médico, principalmente se os sintomas surgem frequentemente.

Causas da Enxaqueca:

As causas, além do fator hereditariedade, podem ser:

Tratamentos Para Aliviar a Enxaqueca:

1. Remédios Caseiros Para Enxaqueca Usando Camomila:

A camomila é utilizada já há muito tempo para diminuir febres, mas também é recomendada para combater a Enxaqueca e as dores de cabeça comuns. Inclusive, bebê-la regulamente ajuda a prevenir as crises que a Enxaqueca costuma causar.

Prepare uma infusão com três colheres de sopa de camomila seca por 1/2 litro de água. Coloque-a para ferver, depois deixe-a repousar durante 10 minutos, adicione algumas gotas de limão e beba.

2. Remédios Caseiros Para Enxaqueca com Matricária ou Santa Maria:

Esta planta pode ser utilizada para prevenir e tratar a Enxaqueca de maneira efetiva. Para isso podemos consumi-la em infusão ou também como extrato. Se optar por fazer a infusão, adicione uma colherzinha de chá da erva em um copo de água e beba até 4 copos por dia.

3. Remédios Caseiros Para Enxaqueca Usando Aromaterapia com Óleos Essenciais:

A aromaterapia é outra forma eficaz de aliviar a dor e os demais sintomas causados pela Enxaqueca. Para isso você pode escolher óleos essenciais como o de lavanda, o de camomila, o de menta, o de manjericão, o de alecrim e/ou melissa.

Para começar pode misturar no máximo três desses óleos ou inclusive usar só um; adicione 6 gotas em um copo de água e depois aplique com um pano sobre a cabeça e o pescoço. Também pode colocar a água para ferver, adicionar as gotas do óleo e respirar os vapores.

4. Remédios Caseiros Para Enxaqueca Usando Chá de Erva de Limão:

O chá de erva de limão nos ajuda a controlar as tensões, favorece o relaxamento e alivia a dor de cabeça. Basta preparar uma infusão com uma colherzinha de chá de erva de limão para cada xícara de água fervendo.

5. Remédios Caseiros Para Enxaqueca Usando Rosas:

As rosas têm propriedades que ajudam a relaxar, combater o estresse, a ansiedade e a tensão, que são causas da dor de cabeça. É recomendável colocar no quarto um recipiente com água fervendo e adicionar pétalas de rosas.

6. Remédios Caseiros Para Enxaqueca Usando Azeite de Oliva:

O azeite de oliva tem um antioxidante muito poderoso que nos ajuda a combater as incômodas dores de cabeça. Para isso é recomendável tomar duas colheres de azeite de oliva.

7. Remédios Caseiros Para Enxaqueca Usando Bolsa com Gelo:

Este remédio é muito popular e muito eficaz para eliminar a dor de cabeça. Em uma bolsa coloque vários cubos de gelo. Coloque a bolsa na cabeça, deite e tente relaxar.

8. Remédios Caseiros Para Enxaqueca Usando Camomila:

Novamente a camomila, mas desta vez fria. Faça um chá de camomila e deixe alguns cubos de gelo até ficar bem gelado. Molhe um pano na camomila e coloque nas pálpebras durante 20 minutos.

9. Remédios Caseiros Para Enxaqueca Fazendo Massagem:

Existem três pontos-chave que devem ser massageados para aliviar a dor de cabeça. Acima dos olhos, nas têmporas e na base do nariz.

10. Remédios Caseiros Para Enxaqueca Usando Alcachofra:

Se você sofre regularmente de dores de cabeça, um bom remédio é incorporar alcachofras em sua dieta. A alcachofra é muito boa para combater os males do fígado e muitas vezes a dor de cabeça tem sua origem no fígado.

11. Remédios Caseiros Para Enxaqueca Usando Óleo Essencial de Lavanda:

Faça uma massagem com duas gotas de óleo de lavanda na base do crânio, nas têmporas e atrás das orelhas. Tenha cuidado para que não entre nos olhos.

12. Remédios Caseiros Para Enxaqueca Usando Hidroterapia:

Dobre um pano e mergulhe em água morna, escorra. Aplique no pescoço por dois minutos. Repita o procedimento, mas com uma toalha mergulhada em água fria. Repita o procedimento durante 15 minutos.

13. Remédios Caseiros Para Enxaqueca Usando Banho de Pés:

1 colher de chá de mostarda, 1 xícara de água, 2 punhados de sal marinho. Dissolva o sal e a mostarda em água quente. Coloque em um recipiente e mergulhe os pés. Para melhores resultados alterne entre um recipiente com água fria e outro com água quente. Ao ativar a circulação a dor de cabeça será aliviada.

14. Remédios Caseiros Para Enxaqueca com Hortelã:

Adicione três gotas de hortelã e sete de óleo de lavanda a um vaporizador ou uma tigela com água muito quente e, em seguida, inale. Você também pode colocar duas bolsas molhadas de chá de hortelã sobre as pálpebras fechadas por cinco minutos.

15. Remédios Caseiros Para Enxaqueca Usando Cafeína:

Uma xícara de café forte reduz a inflamação dos vasos sanguíneos e, portanto, alivia a dor de cabeça. No entanto, se você é consumidor habitual de café pode não ter muito efeito.

16. Aliviar a Enxaqueca com Azeite de Oliva:

O azeite de oliva contém um antioxidante que dizem que pode aliviar os sintomas de dor de cabeça. Duas colheres de chá de azeite de oliva pode ser o necessário para eliminar essa dor de cabeça.

17. Remédios Caseiros Para Enxaqueca Usando Aromaterapia:

A aromaterapia pode ser uma boa aliada para aliviar uma Enxaqueca. Em uma panela com água fria coloque 5 gotas de óleo essencial de lavanda. Umedeça um pano com a água e coloque-o no pescoço ou na cabeça.

enxaqueca

18. Remédios Caseiros Para Enxaqueca com Amêndoas:

Comer 100 gramas de amêndoas pode ajudar a relaxar a mente e, portanto, liberar endorfinas que vão auxiliar no tratamento da dor de cabeça. Recomenda-se comer amêndoas diariamente para relaxar o corpo e também evitar a Enxaqueca.

19. Remédios Caseiros Para Enxaqueca Usando Compressa de Água Quente e Fria:

Na área da dor, aplique compressas por 10 minutos de água morna, isso vai ajudar a relaxar os músculos nessa área. Logo em seguida, aplique compressas frias que ajudam a melhorar a circulação sanguínea nessa região. No final, é aconselhável se deitar e relaxar em um quarto escuro e em completo silêncio.

20. Remédios Caseiros Para Enxaqueca Usando Óleo de Hortelã-pimenta:

O óleo de hortelã-pimenta é bom para as dores de cabeça causadas por tensão. Seu aroma agradável é um vasoconstritor e vasodilatador, o que permite o controle de todas as veias do corpo.

Dado que a Enxaqueca ocorre em muitos casos pela má circulação do sangue na área, o óleo de hortelã permite dilatar as veias, além de liberar os seios nasais, permitindo uma maior quantidade de oxigênio para o sangue.

Mais Informações sobre Remédios Caseiros Para Enxaqueca:

Como as causas da Enxaqueca podem variar muito, tente identificar quais alimentos ou hábitos podem desencadear esse problema e evitá-los. Consulte seu médico antes de tomar algum remédio caseiro para que não haja risco de interação com outros medicamentos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Receitas Caseiras, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *