Os 22 Remédios Caseiros Para Furúnculo!

Os Remédios Caseiros Para Furúnculo são fáceis de serem aplicados. Além disso, os Remédios Caseiros Para Furúnculo promovem ação rápida e duradoura. O Furúnculo é uma infecção, causada pela bactéria Staphylococcus Aurea, nos folículos pilosos das cavidades por onde saem os pelos. Ela penetra no folículo e se dissemina, formando a lesão.

remedios caseiros para furunculo

Nas regiões onde há maior transpiração e atrito, como nas axilas, nádegas, pescoço e virilhas, é mais comum, mas pode ocorrer em qualquer lugar parte. Deve-se ter cuidado com roupas muito apertadas ou produtos que possam obstruir os poros, pois podem favorecer seu aparecimento.

Ele é bastante doloroso e seu tamanho varia de acordo com a profundidade do folículo contaminado. É uma lesão quente e dura cuja superfície é avermelhada e seu centro é amarelo. Esse é resultado da necrose do centro da infecção, que é popularmente conhecida como “carnegão”.

Principais Sintomas de Furúnculo:

  • Quase todo mundo no planeta tem uma noção de como um Furúnculo se parece. Ele normalmente se forma por um período de alguns dias, passando pelos seguintes estágios:
  • Começa com um calombo, dolorido, vermelho que tem o tamanho de apenas alguns centímetros.
  • Pelos próximos dias, a protuberância se torna maior, mais mole e ainda mais dolorida.
  • O “olho” do Furúnculo se torna branco conforme o pus começa a se formar no topo.
  • Se você sentir qualquer um dos seguintes sintomas, então pode haver uma infecção severa ocorrendo em seu corpo e você deve buscar atenção médica imediatamente:
  • Mais Furúnculos se desenvolvem ao redor do Furúnculo inicial, levando à formação de um carbúnculo, assim como mencionado anteriormente.
  • Se existir inchaço nos nódulos linfáticos.
  • Se você começar a ter febre.
  • Se a pele ao redor do Furúnculo começar a mostrar sinais de infecção. Ela pode ficar inchada, avermelhada e quente.

Principais Causas do Furúnculo:

  • A falta de nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, é um dos principais motivos para o aparecimento da cabeça de prego;
  • Pode ser uma consequência de uma espinha que não foi curada e acabou se infeccionando mais;
  • Roupas íntimas e calças muitos sujas podem contribuir com o surgimento dessa inflamação, principalmente se essas peças são usadas após a depilação;
  • Falta de higiene;
  • Quando há regiões que estão em constante atrito, como no caso das coxas e das axilas;
  • O uso de produtos de pele, no caso maquiagens, alguns sabonetes ou hidratantes, que possam bloquear os poros;

Há também uma associação entre o surgimento do Furúnculo e problemas emocionais. Então, confira agora os Remédios Caseiros Para Furúnculo:

Remédios Caseiros Para Furúnculo:

1. Remédios Caseiros Para Furúnculo com Abóbora:

A abóbora tem excelentes propriedades emolientes e anti-inflamatórias que ajudam a tratar o local e a aliviar os sintomas, especialmente a dor e a vermelhidão causadas pelo Furúnculo.

INGREDIENTES:

  • 50 g de abóbora​​

MODO DE PREPARO:

  • Retirar a casca da abóbora e cozinhar a polpa. Em seguida, ainda morna, colocar esta polpa sobre uma gaze e aplicar no Furúnculo durante 20 minutos, 2 vezes ao dia. Este cataplasma de abóbora ajuda a expulsar o núcleo do Furúnculo, acelerando a recuperação.

2. Tintura de Alteia Para Furúnculo:

Outra excelente opção para tratar o Furúnculo é a tintura de alteia porque esta planta medicinal possui propriedades antimicrobianas e cicatrizantes que ajudam na cicatrização.

INGREDIENTES:

  • 1 colher (de chá) de raízes de alteia
  • Álcool etílico

MODO DE PREPARO:

  • Colocar em um recipiente de vidro as raízes de alteia e cobri-las com álcool etílico. Tapar bem, guardar em um local seco e fresco e deixar repousar até ao outro dia.
  • Depois, aplicar 2 ou 3 gotas da tintura de alteia em cima do Furúnculo, tentando retirar a secreção aos poucos. Repetir este procedimento várias vezes ao dia até que o Furúnculo desapareça. Este remédio caseiro para Furúnculo pode ser guardado e utilizado por até 2 meses.

3. Remédios Caseiros Para Furúnculo com Cebola:

O cataplasma de cebola é ótimo, pois a cebola é rica em quercetina e enxofre, que eliminam bactérias e diminuem a inflamação do Furúnculo.

INGREDIENTES:

  • 1 cebola

MODO DE PREPARO:

  • Colocar a cebola crua ralada em uma compressa ou gaze esterilizada e depois cobrir o Furúnculo. Deixar agir por 2 horas e trocar o cataplasma 2 vezes por dia, até que o Furúnculo desapareça.

4. Remédios Caseiros Para Furúnculo com Folhas de Limão:

O chá de limão é uma boa solução caseira para Furúnculo, pois além de ser rico em vitamina C, que tem ação antioxidante, ele possui propriedades anti-sépticas que ajudam a extrair e a dissolver os Furúnculos.

INGREDIENTES:

MODO DE PREPARO:

  • Colocar as folhas, a água e o suco do limão para ferver em uma panela durante 5 minutos. Depois deixar repousar por 10 minutos, coar e tomar 4 xícaras de chá por dia.

5. Remédios Caseiros Para Furúnculo com Óleo Essencial da Árvore do Chá:

Apesar de serem um desconforto, os Furúnculos normalmente são benignos. As coisas mudam de figura devido à infecções secundárias. É aí que o óleo da árvore do chá pode ajudar, por conta de suas propriedades antimicrobianas.

Contudo, não deve ser aplicado sem ser diluído, pois pode ser muito forte para a pele. Misture em partes iguais com um óleo neutro como óleo de amêndoas e aplique na área infectada com um cotonete.

Algumas pessoas são alérgicas ao óleo essencial da árvore do chá (Tea Tree, Melaleuca alternifolia). Se não tiver usado antes, é recomendado que você aplique um pouco do óleo diluído em uma parte saudável da pele.

Inicialmente você deve sentir um pouco de desconforto, que deve desaparecer dentro de minutos. Porém, se a sensação se tornar numa queimação persistente, isso quer dizer que você é alérgico ao óleo da árvore do chá e deve buscar um tratamento alternativo.

furunculo

6. Remédios Caseiros Para Furúnculo com Açafrão da Terra:

Além de aumentar a potência do tratamento com o neem, a cúrcuma por si só é um tratamento efetivo contra Furúnculos. Suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias foram documentadas no Ayurveda (antigo tratado de medicina tradicional indiano) e na medicina tradicional chinesa.

Estas propriedades são atribuídas a uma enzima chamada de curcumina, que existe em abundância no turmérico. Existem algumas formas de usar o turmérico para tratar os Furúnculos:

  • Misture um pouco de pó de turmérico com água para formar uma pasta densa. Aplique esta pasta na área afetada e deixe assentar por mais ou menos 30 minutos. Lave a pasta após isso.
  • Você pode aplicar isso várias vezes no decorrer do dia. Isto fará com que o Furúnculo se abra mais rápido, estourando sozinho em alguns dias. Algumas pessoas também adicionam creme de leite e vinagre orgânico de maçã para aumentar a potência do tratamento.
  • Consumir cúrcuma diariamente lhe ajudará a lutar contra a infecção. Tente comer alguns pratos indianos, pois a maioria dos currys são preparados usando turmérico como um de seus ingredientes.
  • Você também pode ingerir uma colher de chá de pó de turmérico com um copo de leite morno, bebendo esta mistura toda noite antes de dormir. Se for intolerante à lactose, você pode fazer o mesmo com leite de soja ou água.

7. Remédios Caseiros Para Furúnculo com Óleo de Rícino:

O óleo de rícino é benéfico para o Furúnculo tanto quanto o óleo da árvore do chá, a exceção é que ele é mais suave na pele, podendo ser aplicado sobre o Furúnculo sem ser diluído. Aplique algumas gotas com o auxílio de um cotonete algumas vezes durante o dia até se livrar do Furúnculo.

8. Remédios Caseiros Para Furúnculo com Inhame:

As compressas com cataplasma de inhame são excelentes para tratar este problema, pois o inhame possui propriedades anti-inflamatórias que reduzem a inflamação causada pelo Furúnculo, diminuindo a dor e melhorando o bem-estar.

INGREDIENTES:

  • 1 porção de inhame

MODO DE PREPARO:

  • Ralar a quantidade necessária de inhame para cobrir o Furúnculo. Depois, colocar em compressas esterilizadas e cobrir o Furúnculo. Deixar agir por 1 hora e depois lavar com água morna. Repetir o processo quatro vezes por dia.
  • Uma boa dica é também incluir na alimentação o inhame cozido e temperado com azeite de oliva e sal.

9. Remédios Caseiros Para Furúnculo com Leite de Janaúba:

A seiva da Janaúba tem ação cicatrizante e analgésica que, além de ajudarem a pele a recuperar mais rápido, também aliviam a dor e o desconforto do Furúnculo.

Para isso, deve-se colocar cerca de 9 gotas do leite/seiva de janaúba em uma gaze limpa e, depois, aplicar sobre o local afetado, 2 a 3 vezes por dia.

10. Remédios Caseiros Para Furúnculo com Suco de Limão:

Para fazer o suco de limão, deve-se espremer o suco de 2 limões, adicioná-lo em 1 copo de água, mexer bem e beber o suco cerca de 3 vezes por dia. O Furúnculo é uma infecção da pele causada pela bactéria Staphylocococus ​aureus, caracterizada por uma lesão parecida com um nódulo, vermelha, mas amarela na ponta e com pus no interior.

Geralmente, o Furúnculo cura-se sozinho em até 2 semanas, mas se depois deste período o pus não vazar, o Furúnculo ficar mais vermelho, inchado e com mais pus ou o indivíduo tiver muitas dores, é recomendado consultar um dermatologista para a retirada do pus.

11. Remédios Caseiros Para Furúnculo com Clara de Ovo:

Existe muita evidência popular sugerindo que a clara de ovo pode ser extremamente efetiva no tratamento de Furúnculos. Isto porque a clara de ovo é rica em vitamina A e vitamina E, e conforme mencionado antes, aumenta a imunidade e protege a epiderme.

Então, para usar a clara de ovo, você deve ferver um ovo, separar a gema e prender a clara cozida sobre o Furúnculo usando gaze e esparadrapos. Reponha o curativo a cada seis horas. Comer claras de ovos também fortifica seu sistema contra Furúnculos.

12. Remédios Caseiros Para Furúnculo com Sal de Epsom:

Sal de Epsom é um adstringente, que pode puxar para fora o pus e as impurezas associadas ao seu Furúnculo. Suas propriedades antibacterianas também protegem a área de infecções secundárias. Existem duas maneiras de usar o sal de Epsom para tratar seus Furúnculos:

  • Você pode adicionar ¼ de copo de sal de Epsom à dois copos de água morna e usar como compressa.
  • Adicionando um copo de sal de Epsom na banheira para um banho de vinte minutos.
  • Tome este banho até três vezes por dia. Não exagere neste tratamento uma vez que pode deixar sua pele ressecada.

remedio caseiro para furunculo

Outros remédios caseiros de ação antifúngica ou antimicrobiana que costumam ser de uso popular contra Furúnculos são:

  • Óxido de zinco: este composto químico pode ajudar a combater os Furúnculos por conta da antissepsia que ele promove, ajudando ainda a secar as lesões.
  • Óleo de Melaleuca: por suas propriedades curativas, antisséptica, antibacteriana, cicatrizante e antifúngica, o óleo de melaleuca pode ser usado aplicando uma gota, melhor se diluída, diretamente sobre o Furúnculo.
  • Argila Verde: embora seu uso mais famoso seja nos tratamentos cosméticos de beleza, a argila verde também era usada em tempos antigos para tratar feridas e irritações cutâneas. Sua riqueza em minerais ajudariam a pele a se recompor mas, é necessário saber da pureza e da procedência do produto.
  • Malva: compressas quentes de malvas podem ser usadas sobre a pele que esteja iniciando um processo inflamatório doloroso, com ou sem pus. A malva tem propriedades emolientes e anti-inflamatórias.
  • Gervão: o gervão é ótimo cicatrizante. Suas raízes cozidas podem ser usadas como emplastro sobre feridas abertas ou Furúnculos.
  • Óleo de Copaíba: outro antibacteriano, antimicrobiano, anti-inflamatório e cicatrizante, popularmente usado no tratamento de feridas, eczemas, urticárias e Furúnculos.
  • Babosa: usada popularmente para tratar todo e qualquer problema de pele, a babosa tem propriedades cicatrizantes, antifúngica, antibacteriana e anti-inflamatória podendo ajudar a pele a se recuperar dos Furúnculos.
  • Óleo de Neem: considerado um poderoso antibacteriano, o óleo de neem pode ser usado em caso de Furúnculos por sua ação antisséptica.
  • Tanchagem: esta é outra planta de reconhecidas propriedades antibacterianas e cicatrizantes. Uma gotinha de tintura de tacharem pode ajudar a secar a lesão do Furúnculo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Receitas Caseiras, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *