Remédios Caseiros

Os 12 Remédios Caseiros Para Gengivite!

Os Remédios Caseiros Para Gengivite são fáceis de serem preparados. Além disso, estes Remédios Caseiros Para Gengivite promovem ação rápida e duradoura. A Gengivite é uma alteração na gengiva (inchaço e vermelhidão) decorrente do acúmulo de resíduos de alimentos na região, resultado, muitas vezes da higienização incorreta da boca.

gengivite

Mesmo sendo de caráter passageiro, ao detectar um caso de Gengivite é imprescindível que você a trate, uma vez que postergar os cuidados pode gerar outros problemas, como mau hálito, úlceras, sangramentos e dores, provocados pela proliferação das bactérias.

No estágio inicial do problema, o tratamento é mais fácil de ser realizado e os danos podem ser revertidos, visto que o osso e o tecido conjuntivo responsável por manter firmes os dentes em seus lugares ainda não foram afetados. Contudo, se a Gengivite não for tratada, poderá avançar para o que se chama de periodontite e causar danos aos dentes e até mesmo à mandíbula (maxilar) de forma permanente.

Quanto mais cedo tratar a Gengivite, mais rápida e completa será a sua recuperação. Se não tratada, a Gengivite pode causar sérios danos nos dentes e levar a outros problemas de saúde.

Causas da Gengivite:

É causada pela presença de placa bacteriana, ou seja, o acúmulo de microorganismos na superfície dos dentes, língua, gengivas e bochechas. Quando não é feito tratamento adequado na placa bacteriana, as bactérias então se alimentam dos resíduos de alimentos que ficam na boca, liberando ácidos/toxinas que podem infeccionar a gengiva, causar cáries e outros problemas bucais.

Pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum entre os adultos. Quando não é detectada no estágio inicial, a Gengivite pode ser revertida!

A Gengivite é uma película pegajosa e incolor que se forma ao redor dos dentes quando não é realizada uma higienização adequada. Essas placas produzem toxinas que irritam a mucosa da gengiva. Outras causas da Gengivite são:

  • Má oclusão dos dentes.
  • Formação de tártaro.
  • Cáries dentárias.
  • Baixa produção de saliva.
  • Tabagismo.
  • Certos medicamentos.
  • Exposição a metais pesados, como o chumbo e o bismuto.
  • Fator genético de predisposição: nesses casos deve-se redobrar os cuidados sobre os dentes e a gengiva.

Sintomas da Gengivite:

Os sintomas da Gengivite são:

  • Gengivas vermelhas,
  • Sensíveis,
  • Inchadas, que podem sangrar durante o processo da escovação.

Outro sinal da doença é a retração ou o recuo da gengiva, que confere aos dentes um aspecto alongado. A Gengivite pode formar bolsas entre a gengiva e os dentes, e são acumulados restos de placa e de comida. Algumas pessoas com Gengivite podem apresentar mau hálito ou gosto ruim na boca, mesmo se a enfermidade não estiver em uma fase avançada.

Remédios Caseiros Para Gengivite:

1. Bicarbonato de Sódio Para Gengivite:

O enxaguante caseiro de bicarbonato de sódio e água oxigenada é outro dos remédios caseiros para tratar a Gengivite e combater seus sintomas. Por isso, o bicarbonato não poderia ficar de fora da lista dos melhores Remédios Caseiros Para Gengivite.

Seus agentes antibacterianos limpam em profundidade a boca e reduzem o acúmulo de resíduos nos dentes.

INGREDIENTES:

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (5g)
  • 1 copo de água morna (200 ml)
  • 2 colheres de sopa de água oxigenada (20ml)

MODO DE PREPARO:

  • Adicione o bicarbonato em um copo de água morna e misture-o com a água oxigenada até que se dilua bem.
  • Enxágue a boca com o líquido e faça bochechos durante dois minutos depois da escovação.
  • Evite usá-lo mais de duas vezes ao dia, já que pode ser um pouco abrasivo.

2. Remédios Caseiros Para Gengivite com Vinagre de Maçã:

A natureza ácida do vinagre de maçã faz dele um dos melhores Remédios Caseiros Para Gengivite, já que ajuda a regular o pH da boca para enfrentar o crescimento bacteriano que a provoca.

Seu uso como enxaguante diminui o mau hálito e favorece a desinflamação da Gengivite. Por isso, está no ranking dos melhores Remédios Caseiros Para Gengivite.

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã (20 ml)
  • 1 copo de água morna (200 ml)

MODO DE PREPARO:

  • Acrescente o vinagre de maçã em um copo de água morna e dilua bem.
  • Faça bochechos com a bebida pela manhã e à noite.

3. Remédios Caseiros Para Gengivite com Folhas de Goiaba:

As folhas de goiabeira são um dos melhores Remédios Caseiros Para Gengivite. Vários estudos afirmam que as propriedades antibacterianas e antimicrobianas do colutório com folhas de goiabeira oferecem um efeito positivo sobre o controlo da placa bacteriana.

O bochecho com a folha de goiabeira também pode: Reduzir a inflamação da gengiva, aliviar a dor e refrescar o hálito. Esmague 5-6 folhas de goiabeira tenras num almofariz (pilão, moedor). Adicione as folhas esmagadas a um copo de água a ferver. Deixe ferver durante 15 minutos.

Deixe a solução arrefecer, e adicione uma pequena quantidade de sal. Agite o enxaguatório ainda morno na boca durante até 30 segundos. Cuspa a solução, e repita o bochecho 2 a três vezes por dia.

tratamento para gengivite

4. Remédios Caseiros Para Gengivite com Óleo Arimedadi:

Óleo Arimedadi mostrou inibir o crescimento de placa bacteriana e melhorar os sintomas da Gengivite. Este Óleo/mistura é constituída por várias plantas e outros compostos: Khairchaal, Lavang, Gairic, Agaru, Padmakashtha, Manjishtha, Lodhara, Jeshthamadh, Laksha, Welchi, Wadachi Paane, Nagarmotha, Dalchini, Yashti, Jaiphala, Kapoor, Kankol, Kshudra chandan, Dhayati phoole, Lahan welchi, Nageshar, Til tel. Todos estes compostos fazem deste óleo um dos mais indicados Remédios Caseiros Para Gengivite.

O Óleo Arimedadi também ajuda a: Fortalecer os dentes e gengivas, reduzir o inchaço, curar feridas na boca e aliviar a dor. Coloque 1 a 2 colheres de chá de Óleo na boca. 2 – Agite o Óleo na boca durante 20 a 30 minutos. Tenha cuidado para não deixar que o Óleo toque na úvula da garganta.

Cuspa o Óleo para fora após o tempo indicado acima. 4 – Enxague a boca com água. 5 – Cuspa a água para fora. 5 – Beba um copo cheio de água. 6 – Escove os dentes. O Óleo Arimedadi Thailam está contra indicado em pessoas com sinusite.

5. Óleo de Coco Para Gengivite:

O Óleo de coco tem propriedades antibacterianas que podem reduzir de forma eficaz a placa que se forma nos dentes e ao redor das gengivas. Por isso, ele é considerado um dos melhores Remédios Caseiros Para Gengivite.

Seu uso como creme dental reduz o risco de infecções orais e fortalece a mandíbula para evitar a dor e a inflamação.

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de sopa de Óleo de coco (30 g)
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (5g)

MODO DE PREPARO:

  • Combine o Óleo de coco orgânico com a colher de chá de bicarbonato de sódio até conseguir uma pasta espessa.
  • Coloque o produto sobre a sua escova de dentes e escove como de costume.
  • Evite descartar a pasta pelo ralo da pia, já que o Óleo se solidifica e pode causar entupimentos.
    Use uma vez ao dia, sem se exceder.

6. Remédios Caseiros Para Gengivite com Cravo da Índia:

Embora seja necessária mais pesquisa, vários estudos apontam para o potencial do Cravo-da-índia na prevenção da placa bacteriana e redução da inflamação. Isso porque o cravo da espécie Syzygium aromaticum têm propriedades antivirais e antioxidantes, ajudado também a aliviar a dor.

Corte em pedaços cerca de 1 colher de chá de cravo-da-índia. 2 – Mergulhe uma bola de algodão úmida no cravo picado, obtendo a máxima quantidade que puder na bola de algodão.

Esfregue suavemente a bola de algodão coberta de cravo nas gengivas. 4 – Deixe os pedaços de cravo permanecerem nas gengivas durante cerca de um minuto. 5 – Bocheche com água. 6 – Cuspa a água para fora. O cravo não deve ser usado em grandes quantidades ou por longos períodos de tempo.

7. Óleo de Tomilho Para Gengivite:

As propriedades antibióticas do Óleo de tomilho podem ser aproveitadas para combater os micro-organismos que inflamam as gengivas. Por isso, ele também é um dos importantes Remédios Caseiros Para Gengivite.

Estes agentes limpam as áreas da boca de difícil acesso e, por sua vez, reduzem a formação de placa bacteriana.

INGREDIENTES:

  • ½ colher de chá de Óleo de tomilho (2g)
  • ½ copo de água morna (100ml)

MODO DE PREPARO:

  • Dilua o Óleo de tomilho em meio copo de água morna.
  • Faça bochechos com a bebida durante um ou dois minutos.
  • Repita o procedimento depois de cada refeição principal.

8. Remédios Caseiros Para Gengivite com Sálvia:

INGREDIENTES:

  • 3 colheres (sopa) de sálvia
  • 4 anises-estrelados
  • 2 colheres (sopa) do pó da casca de carvalho
  • 1 xícara de menta

MODO DE PREPARO:

  • Macere bem as ervas recomendadas, passe por uma peneira fina de inox, junte o pó da casca de carvalho e massageie as gengivas com escova de dentes macia umedecida nessa mistura.

9. Gel de Açafrão Para Gengivite:

Estudo revelaram que este esta na lista dos melhores Remédios Caseiros Para Gengivite. Os resultados de um estudo publicado em 2015 sugerem que o gel de açafrão (Curcuma longa) é capaz de prevenir eficazmente a placa bacteriana e Gengivite. Provavelmente devido às suas propriedades anti-inflamatórias. A cúrcuma também é antimicrobiana e anti-fúngica, o que pode ajudar a minimizar o sangramento e vermelhidão das gengivas.

O gel de açafrão-da-terra é mais uma excelente opção como tratamento tópico. A curcumina é o principal curcuminoide presente na espécie Curcuma longa. Escove os dentes. Enxague abundantemente. Aplique o gel nas gengivas. Deixe o gel atuar no local durante 10 minutos.

remedios caseiros para gengivite

10. Remédios Caseiros Para Gengivite com Aloe Vera:

O gel da planta de aloe vera é um produto antibacteriano e anti-inflamatório que combate o inchaço das gengivas enquanto freia o crescimento dos micróbios. Por isso, é um dos melhores Remédios Caseiros Para Gengivite.

Sua aplicação diminui a dor causada pela Gengivite e acelera a recuperação dos tecidos das gengivas.

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de sopa de gel de aloe vera (30g)
  • 3 gotas de Óleo essencial de melaleuca

MODO DE PREPARO:

  • Misture o gel de aloe vera com as gotas de Óleo essencial.
  • Aplique o tratamento sobre os dentes e gengivas e deixe agir sem enxaguar.
  • Repita seu uso duas vezes por dia.

11. Receita com Capim Limão Para Gengivite:

Este é um dos principais Remédios Caseiros Para Gengivite. Num estudo realizado em 2015, verificou-se que o Óleo essencial de Capim-Limão (Cymbopogon flexuosus) é mais eficaz que o cloreto de clorexidina, usado na redução da placa bacteriana e dos níveis de Gengivite.

Dilua 2 a 3 gotas de Óleo essencial de Capim-Limão num copo de água. Agite a solução na boca durante 30 segundos. Cuspa a solução. Repita a receita duas a três vezes por dia.

O Óleo de capim-limão é geralmente seguro de usar, mas é muito forte. Comece sempre com uma mistura altamente diluída de modo a que ele não cause nenhuma irritação adicional.

12. Remédios Caseiros Para Gengivite com Limão:

O suco de limão concentra poderosos agentes antissépticos e anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir a Gengivite de forma eficaz.

Seus ácidos naturais inibem o crescimento bacteriano e, ao mesmo tempo, regulam o pH da boca para controlar a halitose.

INGREDIENTES:

  • suco de ½ limão
  • 1 copo de água morna (200ml)

MODO DE PREPARO:

  • Esprema o suco de meio limão, acrescente-o em um copo de água morna e dilua bem.
  • Use o líquido como um enxaguante bucal e faça bochechos durante dois minutos.
  • Cuspa e repita o tratamento duas vezes por dia.

Como Prevenir a Gengivite?

remedio caseiro para gengivite

A melhor maneira de prevenirmos a Gengivite é realizando uma ótima higiene bucal, pois assim evitaremos o acúmulo de placas, que são as grandes vilãs, responsáveis pela inflamação.

Escove seus dentes, pelo menos duas vezes ao dia e use regularmente o fio dental após cada refeição. Hoje em dia algumas pastas de dente são bastante indicadas para combater e tratar a Gengivite.

Você tem algum sintoma de dor ou inflamação nas gengivas? Escolha um destes Remédios Caseiros Para Gengivite e aproveite todos os seus benefícios para a saúde bucal.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] caseiros para tratar gengiva inflamada, são eficazes aliviando o desconforto. Considerando que a gengiva inflamada, seja atribuída a falta de higiene bucal, os motivos pelos quais o problema se manifesta […]

Deixe um comentário