Os 10 Remédios Caseiros Para Pneumonia!

Os Remédios Caseiros Para Pneumonia são fáceis de serem preparados. Além disso, os Remédios Caseiros Para Pneumonia promovem ação rápida e duradoura. A Pneumonia é uma doença infecciosa que provoca inflamação nos alvéolos pulmonares, que são como pequenos sacos, responsáveis por absorver o oxigênio.

A Pneumonia é provocada pela penetração de um agente infeccioso ou irritante no espaço alveolar, onde acontece a troca gasosa.

pneumonia

Os alvéolos transferem o oxigênio respirado para as hemácias (glóbulos vermelhos) no sangue e recebe delas o gás carbônico fabricado pelas células do corpo. Geralmente, a Pneumonia se torna mais comum em períodos específicos do ano, como no inverno, devido às quedas bruscas de temperatura.

Além do mais, o sistema imunológico pode ficar mais vulnerável ao contágio por vírus e bactérias presentes no ar, saliva e outras espécies de secreção corporal. A Pneumonia é a doença infecciosa que mais mata crianças de até cinco anos e idosos acima de 65 anos em todo mundo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúdec (OMS), a Pneumonia atinge mais de 1 milhão de pessoas no mundo, causando mortes em inúmeras crianças. Nas crianças e pessoas idosas, o quadro pode ser muito mais grave e requer cuidados específicos.

O aparecimento de qualquer espécie de bactéria em crianças e idosos pode estimular uma reação inflamatória muito grande na região dos pulmões. Isso acontece porque o sistema imunológico de crianças e idosos não conseguem combater todos os tipos de bactérias, fungos e vírus que surgem no organismo.

Principais Sintomas da Pneumonia:

Primeiramente, esclarecemos que a grande maioria dos sintomas que a Pneumonia apresenta são variáveis, portanto, devemos saber duas diferenças básicas:

  • Pneumonia Típica: neste caso os sintomas podem aparecer de repente ou em um intervalo de 2-3 dias. E quais são os sintomas? Muito cansaço, dor no peito, como uma pressão que dificulta até mesmo respirar com normalidade. Uma tosse forte, com possível liberação de catarro. Sempre aparece febre, mesmo baixa, e calafrios.
  • Pneumonia Atípica: neste caso os sintomas tendem a ser mais complexos, por isso é mais frequentemente confundida com outras doenças. Costumamos sentir dor de cabeça, dor nas articulações, febre, mal-estar muscular, tosse muito seca e sem expectoração (diferentemente do caso anterior). Também existe cansaço, mas ressaltamos que a dor torácica é muito mais leve do que na Pneumonia típica.

Como pode ter percebido, os sintomas são muito característicos, mas a consideraremos sempre como graves no momento em que as pulsações ficarem muito rápidas, quando sentirmos perda de ar e inclusive perda de consciência.

A febre alta também é perigosa, assim que na dúvida procure um médico. E uma vez mais lembre-se: cuidado com as crianças e com os idosos. Então, confira agora os Remédios Caseiros Para Pneumonia:

Remédios Caseiros Para Pneumonia:

1. Remédios Caseiros Para Pneumonia com Alcachofra:

Um dos melhores Remédios Caseiros Para Pneumonia é o chá de alcachofra porque ele possui propriedades depurativas do sangue que ajudam o organismo a recuperar-se mais rapidamente da Pneumonia.

INGREDIENTES:

  • 2 a 4 g das folhas de alcachofra
  • 1 xícara de água fervente

MODO DE PREPARO:

  • Adicionar as folhas de alcachofra e a água fervente em uma xícara e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber de seguida.

2. Remédios Caseiros Para Pneumonia com Gengibre:

Você já conhece as propriedades da raiz do gengibre, e sabe o quão medicinal esta planta pode ser. O gengibre é capaz de desinflamar, de curar, pode atuar como um antibiótico e um calmante, sem nenhum efeito secundário.Por isso essa receita é um dos melhores Remédios Caseiros Para Pneumonia Não tenha dúvidas, consuma pelo menos duas infusões por dia.

3. Remédios Caseiros Para Pneumonia com Cenoura:

Antes de jantar, é ideal preparar um simples suco de cenoura, e por que a cenoura? Porque este vegetal fortalece os pulmões. Oferece também excelentes antioxidantes que reparam o tecido danificado. Além disso, são ricas em vitamina A, em cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo e vitaminas do complexo B. Faça um suco com duas cenouras e adicione um copo de água. Muito simples!

4. Remédios Caseiros Para Pneumonia com Tomilho:

Um ótimo remédio caseiro para Pneumonia é o chá de tomilho com mel e limão, pois ele ajuda a eliminar a infecção do pulmão e facilita a retirada do catarro. Já o limão é rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo e melhorar o bem-estar.

INGREDIENTES:

  • 10 g de folhas frescas de tomilho
  • 1 pau de canela
  • 1 xícara de água
  • 50 g de mel
  • Suco puro de 1/2 limão pequeno

MODO DE PREPARO:

  • Colocar o tomilho, a canela e a água numa panela, tampar e deixar em fogo baixo por 30 minutos. Depois apagar o fogo e deixe amornar. Coar, adicionar o mel e o suco de limão e misturar bem, deixando apurar por mais 5 minutos. Tomar 1 colher deste xarope 2 vezes ao dia, de manhã e à noite, até 7 dias.

Este xarope é contraindicado na gravidez e para crianças com menos de 6 anos.

5. Remédios Caseiros Para Pneumonia com Vapor:

Outra boa forma de soltar a mucosidade e tratar a Pneumonia naturalmente, é tomar um banho de vapor. Basta ir a uma sauna algumas vezes por semana durante pelo menos 20 minutos para obter os benefícios deste hábito. O vapor ajudará a suavizar o escarro e facilitar sua expulsão.

6. Remédios Caseiros Para Pneumonia com Eucalipto:

Um bom remédio caseiro para Pneumonia e que pode ser usado por crianças é o chá de eucalipto porque ele ajuda a eliminar o catarro, auxiliando na retirada das secreções infectadas do pulmão e no tratamento da tosse. O eucalipto pode ser usado como chá ou inalado através do vapor do chá.

INGREDIENTES:

  • 1 colher de folhas picadas de eucalipto
  • 1 xícara de água fervente

MODO DE PREPARO:

  • Adicionar 1 colher de folhas picadas de eucalipto em uma xícara e cobrir com água fervente. Depois de amornar, coar e tomar.

Pode-se também inalar o vapor deste chá ou colocar 5 gotas de óleo essencial de eucalipto em uma tigela com 1 litro de água fervente por alguns minutos. Para aliviar os sintomas da Pneumonia em bebê, a tigela pode ser colocada dentro do quarto do bebê enquanto ele dorme, mas a uma distância segura para evitar queimaduras.

7. Remédios Caseiros Para Pneumonia com Alho e Cebola:

Podem ter um sabor ruim e é possível que deixem o hálito um tanto desagradável, mas asseguramos que combinar a cebola com o alho é um remédio muito efetivo para tratar a Pneumonia, pois a combinação desinflama e cura. São antibióticos naturais ao alcance de todos.

E como prepará-la? Muito fácil. Corte dois alhos e 50 g de cebola muito finos e adicione em um copo de água. Inclua também uma colher de mel. Misture tudo e beba de manhã.

8. Remédios Caseiros Para Pneumonia com Banhos de oxigênio:

Para que servem? Basicamente para desinflamar. O vapor quente permite eliminar a resistência do muco nos alvéolos e abrir as vias respiratórias, o que causa alívio.

Para isso, encha uma bacia de água bem quente. Adicione uma xícara (200 g) de sal grosso, mais dois copos de água oxigenada de 10 volumes (uns 400 ml). Cubra a sua cabeça com um pano e respire com normalidade, se envolvendo com o vapor. Desfrute deste banho de oxigênio pelo menos durante 20 minutos. Faça todos os dias.

9. Remédios Caseiros Para Pneumonia com Alfavacão:

Um excelente chá tradicional que age como um dos principiais Remédios Caseiros Para Pneumonia prepara-se com alfavacão, pé-de-galinha e eucalipto. Pôr para ferver duas colheres, das de sopa, da mistura dessas plantas picadas em meio litro de água. Tomar de duas a três xícaras do chá morno ao dia.

remedios caseiros para pneumonia

10. Remédios Caseiros Para Pneumonia com Erva Cidreira:

Respirar vapores de Erva Cidreira é também um dos excelente Remédios Caseiros Para Pneumonia.

Ponha a água para ferver e acrescente 15 gotas de óleo de eucalipto. Retire a água do fogo cuidadosamente para não se queimar, respire o vapor durante pelo menos 10 minutos. Isto ajudará você a expulsar o escarro mais facilmente, favorecendo a respiração.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Receitas Caseiras, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *