Os 25 Remédios Caseiros Para Pressão Alta

Pressão Alta ou hipertensão, é uma doença crônica que afeta um terço das pessoas de todo o globo. Segundo o Ministério da Saúde existem 13 milhões de pessoas com quadro de hipertensão no Brasil. Dentre eles, destaque para a população acima dos 60 anos, que é a que mais desenvolve a enfermidade.

Assim que o médico constata a condição de hipertenso do paciente, é passada uma série de recomendações e restrições, bem como o controle do estado através de fármacos. Mas você sabia que existem remédios caseiros para baixar a Pressão Alta?

Remédios Caseiros Para Pressão Alta

Saiba que a natureza, com sua variedade e riqueza de plantas, ervas, raízes e frutos, pode ser sua aliada. No decorrer desse artigo você vai conhecer chás para Pressão Alta, bem como outros tipos de remédios caseiros para o mesmo fim. Então confira agora os melhores Remédios Caseiros Para Pressão Alta:

1. Receita Para Controlar a Pressão Alta:

Ingredientes:

  • 1 dente de Alho (cru, descascado e amassado)
  • 100 ml de água

Modo de Preparo:

  • Coloque o dente de alho no copo de água e deixe repousar por 6 a 8 horas
  • Tome esta água em jejum, pela manhã.

2. Suco de Limão com Maçã:

Ingredientes:

  • 100 g de espinafre
  • 1 Limão
  • ½ pepino pequeno
  • ½ maçã pequena

Modo de Preparo:

  • Lave bem os ingredientes.
  • Descasque o Limão e o pepino e tire as sementes da maça.
  • Fatie o Espinafre, os limões, o pepino e a maçã.
  • Leve-os ao liquidificador e bater bem.
  • Sirva gelado.

3. Limões  Para Pressão Alta:

O limão ajuda a manter os vasos sanguíneos maleável e remove qualquer rigidez, assim a Pressão Alta será reduzida.

Além disso, você pode ajudar a reduzir a probabilidade de insuficiência cardíaca por consumir o suco de limão todos os dias, devido ao seu teor de vitamina C. A vitamina C é um antioxidante que ajuda a neutralizar os efeitos nocivos de radicais livres.

Como Usar:

Basta beber um copo de água morna com o suco de meio limão todas as manhãs com o estômago vazio. Para melhores resultados, não adicione sal ou açúcar.

4. Remédio Caseiro Para Pressão Alta com Melancia:

A semelhança dos demais sucos, o suco de melancia é diurético e irá auxiliar no controle da Pressão Alta. Preparo e Forma de Uso: Bata no liquidificador a polpa da melancia pura e com as sementes. Não acrescente água ou açúcar. Tome 1 copo antes das refeições.

5. Mix Verde Para Pressão Alta:

Ingredientes:

  • 100 g de espinafre;
  • 1 limão;
  • Meio pepino pequeno;
  • Meia maçã pequena.

Modo de Preparo:

Lave bem todos os ingredientes. Descasque o limão e o pepino e tire as sementes de maçã. Fatie o espinafre, os limões, o pepino e a maçã. Coloque-os no copo do liquidificador e bata até a mistura ficar homogênea. Sirva gelado.

6. Sementes da Melancia  Para Pressão Alta:

As sementes da melancia contêm um composto chamado cucurbocitrin, que ajuda a dilatar os vasos capilares sanguíneos.

Ao mesmo tempo, ela também ajuda a melhorar o funcionamento dos rins. Isso reduz os níveis de Pressão Alta e também ajuda muito com a artrite.

Além disso, um estudo descobriu que a melancia pode ajudar a baixar a Pressão Alta devido ao seu efeito vasodilatador.

Como Usar:

Moa quantidades iguais de sementes de melancia secas e sementes de papoula (khus khus). Consuma uma colher de chá desta mistura na parte da manhã com o estômago vazio e novamente à noite.

Outra alternativa seria adicionar duas colheres de chá de semente de melancia, levemente esmagadas, a um copo de água quente. Deixe por cerca de uma hora, depois coe. Tome quatro colheres de sopa de água ao longo do dia.

7. Limão e Água de Coco no Combate a Pressão Alta:

Mais uma vez o limão, desta vez junto com a água de coco, irão ajudar no controle da Pressão Alta devido sua ação diurética.

Preparo e Forma de Uso: Diariamente, beba 1 copo de água morna com suco de 1 limão antes do café da manhã. Não acrescente açúcar ou adoçante.

8. Chá de Alho  Para Pressão Alta:

Ingredientes:

  • 2 a 3 dentes de alho;
  • Dois copos de água;
  • Sumo de 1/3 de limão;
  • Mel para adoçar (opcional).

Modo de Preparo:

Esmague os dentes de alho e coloque-os em uma panela junto aos dois copos de água. Leve ao fogo para ferver. Assim que o líquido entrar em ebulição, baixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Passado esse tempo, adicione o sumo do limão e o mel e mexa bem. Sirva em seguida. Tome três vezes ao dia.

9. Alho  Para Pressão Alta:

Vários estudos têm demonstrado efeito do alho com a pressão arterial sistólica. Tanto o alho ajuda a controlar a Pressão Alta crua e cozida, quanto reduz os níveis de colesterol.

O alho ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, estimulando a produção de óxido nítrico e ácido sulfídrico.

Como Usar:

Comer um ou dois dentes de alho esmagados diariamente. Você pode simplesmente esmagar eles com as mãos.

Triturar os dentes de alho libera o sulfureto de hidrogênio, um composto que promove um bom fluxo sanguíneo, remove gases e reduz a Pressão Alta .

Se você não gosta de comer alho cru ou se ele provoca uma sensação de queimação, em seguida, coma junto com uma xícara de leite.

Você também pode misturar cinco ou seis gotas de suco de alho em quatro colheres de chá de água e tome duas vezes por dia.

10. Remédio Caseiro Para Pressão Alta com Abacaxi:

Este suco de frutas também possui forte ação diurética, auxiliando no controle da hipertensão arterial. Preparo e Forma de Uso: Bata no liquidificador 2 fatias de abacaxi, ½ pera, ½ maçã e ½ copo de água. Coe e tome 1 copo desse suco antes de dormir.

11. Suco de Mamão, Limão e Laranja  Para Pressão Alta:

Ingredientes:

  • 2 laranjas;
  • Meio mamão;
  • suco de um limão;
  • 100 ml de água de coco;
  • 1 ramo de hortelã.

Modo de Preparo:

  • Bata no liquidificador todos os ingredientes.
  • Em seguida, coe a mistura em uma peneira.
  • Sirva o suco gelado.

12. Como Usar a Banana Para Pressão Alta:

As bananas são uma fruta que as pessoas com Pressão Alta podem comer regularmente para controla-la. As bananas são uma rica fonte de potássio, o que diminui o efeito de sódio.

Como Usar:

Tente comer uma ou duas bananas por dia. Junto com elas, você pode acompanhar com damascos secos, uvas passas, suco de laranja, espinafre, abobrinha, batata doce cozida, melão e abóbora.

13. Remédio Caseiro para Pressão Alta:

A laranja lima também é diurética e o seu consumo diária auxilia no controle da Pressão Alta. Preparo e Forma de Uso: Tome 1 copo de suco de laranja lima puro em jejum no café da manhã.

Remédio Caseiros Para Pressão Alta

14. Chá de Embaúba  Para Pressão Alta:

Ingredientes:

  • 3 colheres (de sopa) de talos e folhas de Embaúba;
  • 1 litro de água;
  • Sumo de meio limão;
  • Mel a gosto (opcional).

Modo de Preparo:

Coloque em uma panela a água e a Embaúba, deixe ferver por cerca de 3 minutos. Em seguida, desligue o fogo e acrescente o sumo de meio limão. Sirva em uma xícara e adoce com mel a gosto. Tome três vezes ao dia.

15. Aipo Para Pressão Alta:

O alto nível da fitoquímica presente no aipo ajuda muito a controlar a Pressão Alta. Fitoquímicas ajudam a relaxar os músculos e as paredes arteriais, criando assim mais espaço e permitindo que o sangue flua para dentro sem dificuldade.

Ao mesmo tempo, ele pode ajudar a reduzir os hormônios do estresse, que contraem os vasos sanguíneos, o que contribui para a Pressão Alta.

Como Usar:

Tente comer um talo de aipo, juntamente com um copo de água por dia. Se preferir, você preparar com ervas na hora do almoço.

16. Sementes de Feno grego  Para Pressão Alta:

Sementes de feno-grego são um ingrediente eficaz para baixar a tensão arterial elevada devido ao seu alto teor de potássio e fibra dietética.

Como Usar:

Ferva 1 a 2 colheres de chá de sementes de feno-grego em água por cerca de dois minutos, e depois coe. Coloque as sementes em um liquidificador e misture até formar uma pasta.

Coma essa mistura duas vezes por dia, uma de manhã com o estômago vazio e uma de noite. Siga este remédio de dois a três meses para notar uma melhora significativa em seu nível de Pressão Alta.

Além de usar esses remédios naturais como parte do tratamento para a Pressão Alta, é importante seguir o conselho do seu médico e fazer exames regularmente.

17. Remédio Caseiro para Pressão Alta com Pepino e Limão:

O suco preparado com pepino e limão, possui forte ação diurética, auxiliando na queda da Pressão Alta.

Preparo e Forma de Uso: Bata no liquidificador 1 pepino com o suco de 1 limão, mais ½ copo de água. Tome 1 xícara de chá antes do almoço e imediatamente após o preparo.

18. Água de Coco Para  Para Pressão Alta:

Pessoas com Pressão Alta devem manter seu corpo bem hidratado.

E uma boa ideia é beber de oito a 10 copos de água diariamente. A água de coco é particularmente benéfica para reduzir a Pressão Alta.

Um estudo de 2005 p descobriu que a água de coco, sendo rica em potássio, magnésio e vitamina C pode ajudar a diminuir a pressão arterial sistólica. Junto com a água de coco, você também pode usar o óleo de coco para cozinhar.

19. Mel Para  Para Pressão Alta:

O mel pode reduzir a pressão a partir do coração e também tem um efeito calmante sobre os vasos sanguíneos, portanto, pode ser útil na redução da Pressão Alta .

Como Usar:

Coma duas colheres de chá de mel com o estômago vazio todas as manhãs.

Você também pode misturar uma colher de chá de mel e suco de gengibre com duas colheres de chá de pó de sementes de cominho. Coma duas vezes por dia.

Outro remédio eficaz é misturar suco de manjericão e mel em quantidades iguais e tomar com o estômago vazio todos os dia.

20. Chá de Mangaba Para Combate da Pressão Alta:

Um bom remédio caseiro para Pressão Alta é a mangaba. O consumo da fruta ou mesmo o chá preparado com a casca da mangaba ajudam a baixar a Pressão Alta devido as propriedades vasodilatadoras desta fruta.

Preparo e Forma de Uso:

Ferva por alguns minutos 2 colheres de sopa de casca de mangaba com 500 ml de água. Desligue o fogo e deixe em infusão por 5 minutos na panela tampada. Coe e tome de 2 a 3 xícaras deste chá por dia.

21. Pimenta-caiena Para Pressão Alta:

Aqueles que sofrem de hipertensão leve, irão se beneficiar comendo pimenta caiena. Ela ajuda no fluxo de sangue, impedindo que as plaquetas se aglomerem e acumulem no sangue.

Como Usar:

Você pode adicionar um pouco de pimenta caiena nas frutas ou salada de legumes, ou uma pitada em uma tigela de sopa. Porque a pimenta caiena é bastante picante, você só vai precisar usar um pouquinho dela.

22. Chá de Embaúba  Para Pressão Alta:

A Embaúba é uma árvore brasileira cujas folhas podem ser utilizadas como remédio caseiro para Pressão Alta.

Preparo e Forma de Uso:

Basta fazer uma infusão, utilizando uma xícara de água fervente e uma colher de chá das folhas de Embaúba picadas e secas. Deixar descansar por dez minutos, coar e tomar três xícaras desse chá por dia.

23. Chá de Erva Cidreira (ou Melissa)  Para Pressão Alta:

Ingredientes:

  • 30 g das folhas e flores de Erva Cidreira;
  • Um litro de água;
  • Gotas de sumo de limão.

Modo de Preparo:

Ferva a água e, após desligar o fogo, acrescente as folhas e flores da erva cidreira. Deixe abafando por aproximadamente 12 minutos. Após esse tempo, coe e adicione limão no momento em que for tomar o chá. A indicação de consumo é de uma xícara pequena do chá, três vezes ao dia.

Pressão Alta

24. Suco de Cebola  Para Pressão Alta:

Cebolas também foram descobertas por baixar a Pressão Alta, devido à presença de um flavonóide antioxidante chamado quercetina.

Como Usar:

Tente comer uma cebola de tamanho médio, crua, todos os dias. Você também pode misturar meia colher de chá de suco de cebola e mel e consumir duas vezes por dia, durante 1 a 2 semanas.

25. Água de Alho Para Pressão Alta:

A água de alho é considerada um remédio caseiro para Pressão Alta por ser rica em alicina. Esta substância, presente no alho, irá ajudar a reduzir o colesterol do sangue e com isso, diminuir a Pressão Alta.

Preparo e Forma de Uso:

Pique ou amasse 6 dentes de alho dentro de um recipiente de vidro. Coloque 3 copos de água e deixe descansar por 6 horas. Coe e tome 1 copo de água de alho, 3 vezes ao dia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Receitas Caseiras, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *