Remédios Caseiros

Os 20 Remédios Caseiros Para Rinite

rinite

Os 20 Remédios Caseiros Para Rinite que são bastantes eficazes para este tratamento. Além disso, a rinite alérgica ou febre do feno, é uma doença inflamatória crônica da mucosa nasal. 15 a 20% da população mundial sofre desta doença, geralmente causada por uma reação alérgica a elementos como o pólen de árvores e plantas, pelo de animais, ácaros, etc.

rinite

A rinite alérgica pode ser estacional, mas existem pessoas que sofrem com o problema habitualmente. A seguir, apresentaremos alimentos e remédios naturais para combater e aliviar seus sintomas.

Sintomas da Rinite:

A rinite alérgica caracteriza-se pelos seguintes sintomas:

  • Espirros repetitivos
  • Tosse
  • Mucosidade aquosa
  • Coceira nasal
  • Lacrimejamento constante
  • Congestão ocular
  • Coceira ocular

Além disso, algumas pessoas também podem apresentar:

A rinite também pode favorecer o aparecimento de outras doenças como otite (inflamação nos ouvidos) e conjuntivite (inflamação nos olhos), devido ao acúmulo de secreção nas vias aéreas, afirma Dr. Juliano Pimentel.

Para tratar a rinite existem diversos procedimentos, desde a remoção de carpetes, cortinas, cobertores, limpeza de ambientes, até a substituição de alguns alimentos alérgenos, mas além disso, Confira Os 20 Remédios Caseiros Para Rinite:

1. Remédios Caseiros Para Rinite Usando Suco de Laranja com Manga:

Ingredientes:

  • 1 manga
  • 1/2 copo de suco puro de laranja
  • um pouco de água, se necessário

Modo de Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber a seguir. Recomenda-se tomar 400 ml de suco de manga por dia, enquanto persistirem os sintomas da rinite. Comer 1 manga como sobremesa ou no lanche, acompanhada de bolachas, também é uma ótima forma de aproveitar suas propriedades medicinais.

2. Remédios Caseiros Para Rinite Usando Xarope de Sabugueiro:

Ingredientes:

  • 4 a 5 ramos de sabugueiro
  • 1 litro de água
  • 1 kg de açúcar
  • 20 g de ácido cítrico (vendido em farmácias)

Modo de Preparo:

Colocar os ramos de flores de sabugueiro num recipiente, despejar a água fervente e adicionar o açúcar e o ácido cítrico. Em seguida deve-se misturar bem os ingredientes e deixar a mistura ao abrigo da luz e do calor misturando 2 vezes ao dia, por 2 dias.

Após este período coar, aquecer a mistura para dissolver bem o açúcar e o ácido cítrico e colocar numa garrafa. Tomar 1 colher de sopa do xarope 3 vezes ao dia. As folhas de sabugueiro para o chá devem estar secas pois as folhas frescas do sabugueiro pode causar reações alérgicas.

3. Remédios Caseiros Para Rinite com Sal:

O sal também pode ajudar muito no combate dos sintomas da rinite e sinusite (inflamação das cavidades nasais e da face), mas atenção! É preciso ter cuidado, principalmente com pessoas hipertensas, cujas alternativas caseiras recomendadas são outras.

Para quem não tem problemas de pressão alta e quer melhorar o fluxo de ar nas vias respiratórias, é recomendado fazer uma solução com 1 litro de água fervida e cinco colheres (sopa) de sal.

Aproximar um pouco o rosto e inalar o vapor da solução por aproximadamente 5 minutos. Repetir esse processo de hora em hora até que se tenha uma melhora na respiração.

4. Remédios Caseiros Para Rinite Usando Camomila Para Rinite:

Normalmente a camomila é utilizada como forma de chá para a ingestão mas, para que o tratamento da rinite seja feito com esse ingrediente, é necessário fazer a inalação.

Por isso o chá deve ser mais forte e o procedimento para inalação é o mesmo que é feito com a solução de sal que falamos antes (aproxima o rosto do chá e respira o vapor por alguns minutos).

Para ajudar a concentrar o vapor na direção do rosto, aconselha-se colocar uma toalha na cabeça para não deixar a fumaça escapar e tornar a inalação mais eficaz.

Consulte um pediatra para fazer prática em crianças menores de 7 anos. E cuidado para não se queimar!

5. Remédios Caseiros Para Rinite Usando Eucalipto Para Rinite:

Falamos do eucalipto para ser usado no chá de gengibre, mas ele também pode ser usado tanto em inalações na forma de óleo essencial, que é vendido em lojas de produtos naturais, como em chás com a própria folha de eucalipto em combinação com outras folhas e ervas.

Se for utilizar o óleo essencial de eucalipto, coloque 5 gotinhas do óleo em 1 litro de água fervente e inale o vapor por 5 minutos. Mas atenção,seu cheiro é forte e existem pessoas alérgicas ao eucalipto.

6. Remédios Caseiros Para Rinite Usando Chá de Eucalipto e Amora:

Outra sugestão de chá com a folha de eucalipto é ferver 1 litro de água pela manhã, adicionar 1 folha fininha de eucalipto e 2 folhas de amora. Deve-se tomar 1 xícara desse chá em jejum e o restante no decorrer do dia quando surgirem as crises de rinite.

7. Remédios Caseiros Para Rinite Com Água Oxigenada:

Uma ótima alternativa para aliviar o ressecamento das vias aéreas são os sprays nasais. Melhor ainda quando temos a opção de não gastar dinheiro comprando aqueles sprays prontos com mais de um componente na fórmula que podem causar vício pelo fato de ter uma ação imediata.

Por isso é indicado o uso da água oxigenada como spray nasal, mas cuidado! A água oxigenada é a de 10 volumes e não as que se utiliza para descoloração de pêlos e cabelos.

Para preparar o spray basta misturar 1 colher (sopa) de água oxigenada 10 volumes em um copo de água não clorada (filtrada / sem cloro) e colocar num frasco de spray limpo e higienizado para aplicar nas narinas sempre que for necessário.

8. Remédios Caseiros Para Rinite Usando Sal e Água Oxigenada:

Ainda como alternativa de spray ao convencional comprado na farmácia, sugere-se o uso de sal marinho (meia colher de chá) e água oxigenada 10 volumes (também meia colher de chá) em um copo com água não clorada (filtrada / sem cloro).

Misture e coloque num frasco de spray ou numa seringa limpa e higienizada. Essa mistura não pode ser usadas por pessoas hipertensas devido ao sal como um dos ingredientes.

9. Remédios Caseiros Para Rinite Usando Alcaçuz (ou regaliz):

O alcaçuz é um remédio caseiro para a rinite que faz parte da medicina tradicional chinesa. Possui ação anti-inflamatória tão eficaz que chegou a ser considerado uma cortisona natural. Ele também é expectorante e ajuda a combater crises de tosse.

Você pode chupar a raiz do alcaçuz, tomar como chá ou mesmo encontrar pastilhas em lojas de produtos naturais.

Para o chá, adicione duas colheres (sopa) da erva do alcaçuz em 1 litro de água quente. Deixe em infusão por alguns minutos, depois coe. Tome o chá durante o dia, de duas a três vezes por dia.

10. Remédios Caseiros Para Rinite Usando Mel de Abelha:

O mel de abelha costuma ser vendido em garrafas ou potes e pode ser encontrado em farmácias, lojas de produtos naturais e supermercados. É uma alternativa saudável ao açúcar refinado, dado os benefícios que traz à saúde, além do sabor adocicado.

É um eficiente remédio caseiro contra a rinite porque tem ação anti-inflamatória (agindo também contra infecções na garganta), e é um ótimo expectorante.

O mel também fortalece a imunidade, tem ação antioxidante, é um hidratante natural para a pele e também melhora a digestão.

Tome uma colher de sopa de mel, de uma a três vezes por dia. Após a melhora da crise, você pode tomar uma colher de sopa diariamente, continuamente, para prevenção de novas crises.

11. Remédios Caseiros Para Rinite Usando Urtiga:

Outra planta que é ótima contra a rinite alérgica é a urtiga. Devido ao potencial depurativo dessa planta, ela ajuda a bloquear os efeitos da histamina, uma substância responsável por despertar alergia em muita gente.

A urtiga pode ser consumida em forma de chá ou como extrato, embora há quem prepare sopas com as folhas. Como remédio natural, ela ajuda a descongestionar o intestino, interromper a mucosidade, e da tosse alérgica, especialmente no caso de intolerância ao pólen.

OBS: Se for preparar qualquer coisa com urtigas, não se esqueça de usar luvas e evitar que ela passe sobre sua pele, em qualquer lugar do corpo.

Para quem não sabe, a superfície dessa planta conta com uma espécie de pelinhos que deixam a pele irritada.

12. Remédios Caseiros Para Rinite Usando Chá Verde:

Além de ser um ótimo aliado na perda de peso, o chá verde ajuda no controle da rinite, diminuindo e aliviando a reação e os sintomas das alergias. O ideal é que as pessoas consumam até três xícaras por dia, ou, se preferir, pode consumir o chá verde em extrato ou em comprimidos.

13. Remédios Caseiros Para Rinite Usando Açafrão:

Também conhecido como cúrcuma, ma, esse tempero é ótimo para a saúde. Além de prevenir e diminuir os sintomas de crises alérgicas, ele também tem propriedades antioxidante, anticancerígena, anti-inflamatória e assim por diante.

O açafrão pode ser consumido diariamente, em sopas, cremes, refogados e no que mais sua criatividade permitir. Há até sobremesas que levam um pouquinho de açafrão.

14. Remédios Caseiros Para Rinite da Receita das 7 Ervas:

Ingredientes:

  • 1 colher de (sopa) de alfavaca;
  • 1 colher de (sopa) de eucalipto;
  • 1 colher de (sopa) de imburana (sementes e cascas);
  • 1 colher de (sopa) de sucupira (casca);
  • 1 colher de (sopa) de malva branca;
  • 1 colher de (sopa) de sálvia;
  • 1 colher de (sopa) de tomilho.

Modo de Preparo:

  • Ferva todos os ingredientes com 1 litro de água.
  • Coe e tome 1 xícara, adoçada com mel, 4 vezes ao dia.

15. Remédios Caseiros Para Rinite Usando Chá de Agrião:

Os Ingredientes São:

  • 1 xícara (chá) de folhas e talos de agrião.
  • 1 litro de água filtrada.
  • Mel a gosto.

Modo de Preparo:

  • Ferva todos os ingredientes (menos o mel).
  • Retire do fogo e adoce com mel.
  • Beba 1 xícara (chá) antes de deitar.

16. Remédios Caseiros Para Rinite Usando Chá de Eucalipto:

Os Ingredientes São:

Modo de Preparo:

  • Ferva todos os ingredientes em uma panela (menos o mel).
  • Espere amornar e coe.
  • Adoce com mel a gosto e beba logo em seguida.

17. Remédios Caseiros Para Rinite Usando Inalação Caseira:

Os Ingredientes São:

  • 6 dentes de alho amassados.
  • 5 litros de água.

Modo de Preparo:

  • Ferva o alho com a água em uma panela.
  • Retire do fogo e faça o processo de inalação caseira, cobrindo toda a cabeça com uma toalha
  • e a inclinando sobre o vapor de panela.

18. Remédios Caseiros Para Rinite Usando Inalação:

Os Ingredientes São:

Modo de Preparo:

  • Ferva todos os ingredientes.
  • Despeje em uma bacia, cubra a cabeça com uma toalha e, com cuidado, inale o vapor durante 15 minutos.
  • Repita até 5 vezes durante o dia.

19. Remédios Caseiros Para Rinite Usando Cúrcuma:

A cúrcuma é uma especiaria excelente e que sem dúvidas não deve faltar em nossa cozinha, já que apresenta inúmeras propriedades. Ela é antioxidante, anticancerígena, anti-inflamatória, etc.

Favorece o bloqueio da imunoglobulina e previne ou diminui os sintomas de alergias em geral. Pode ser utilizada em pratos diários, como sopas, ensopados, cremes, refogados, etc.

Como não possui sabor tão forte, também pode ser incluída em algumas sobremesas como pudins, flãs, milkshakes, etc.

É possível preparar uma bebida à base de cúrcuma e outras especiarias, fervendo uma bebida vegetal (de arroz, aveia, etc.) com cúrcuma, canela, anis estrelado, casca de limão ou laranja e um pouco de açúcar integral. Ficará deliciosa tanto fria quanto quente.

20. Remédios Caseiros Para Rinite Com Chá de Gengibre:

O gengibre é excelente remédio para a enfermidade, e você pode utilizá-lo na preparação de um chá. Há duas receitas de que levam o gengibre:

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  • Ferva a água, e acrescente as folas de louro, os cravos-da-índia e o pó de gengibre.
  • Deixe no fogo por 5 minutos, e depois apague e junte ao suco de limão.
  • Tome bem quente e sem adoçar.

Obs: Todas as receitas aqui contidas servem tão somente à informação. Todo cuidado é necessário na hora de ingerir essas plantas, sendo necessário a consulta de um profissional adequado e com experiência na área dos medicamentos naturais. Só assim para você fugir das contra-indicações.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário