Os 25 Remédios Caseiros Para Tireoide

Os 25 Remédios Caseiros Para Tireoide que muitas pessoas ainda não conhecem. Além disso, Situada abaixo da laringe, a glândula Tireoide tem como função produzir dois hormônios, o triodotironina (T3) e tiroxina (T4), os quais são levados pelo sangue para todo o organismo a fim de regular o metabolismo das células.

tireoide

Desta forma, pode-se dizer que tanto o T3, como o T4 são responsáveis pelo o armazenamento e utilização de energia. Todavia, esta glândula não trabalha sozinha, para ela desempenhar a sua função corretamente, precisa receber estímulos da hipófise, localizada no cérebro.

Quando o organismo não funciona de forma apropriada, todo o corpo acaba sofrendo consequências. Por exemplo, se a glândula Tireoides produz mais hormônios que o necessário, ela encontra-se em um estado hiperativo e provoca uma condição chamada de hipertireoidismo.

Esta, por sua vez, se não tratada de forma ágil pode acarretar em problemas secundários, atingindo coração e ossos. Além do tratamento clínico, que é essencial para a recuperação da saúde, existe um método caseiro para diminuir este problema.

Antes de conhecê-lo, entenda melhor o estado hiperativo da Tireoides. Então, confira Os 20 Remédios Caseiros Para Tireoide:

1. Remédios Caseiros Para Tireoide com Castanha-do-pará:

Essa castanha auxilia na prevenção e combate às complicações na Tireoides por ser rica em selênio e ômega 3, nutrientes considerados como matéria-prima na formação de hormônios gerados a partir da Tireoides.

2. Remédios Caseiros com Algas Marinhas Para Tireoide:

Fontes potentes de iodo, as algas marinhas também são dotadas da quantidade ideal de selênio, responsáveis pela produção de hormônios da Tireoides. Entretanto, este componente não deve ser ingerido em excesso, uma vez que o sal já apresenta considerável nível de iodo e a ingestão excessiva desse nutriente pode provocar danos ao organismo.

3. Remédios Caseiros Para Tireoide com Óleo de Peixe:

Rico em iodo, o óleo de peixe é outro exemplo de alternativa natural na prevenção e/ou combate a problemas da Tireoide. Todavia, somente considere isso se for de espécies como salmão, sardinha e atum. Ou ainda através de vegetais como chia e linhaça, que também possuem esse componente.

4. Remédios Caseiros Para Tireoide Usando Lácteos:

O consumo adequado de leito e/ou seus derivados também é bastante eficaz para a Tireoides. Isso porque o leite é rico em vitaminas A e D, cálcio e iodo. Recomenda-se a ingestão de três porções por dia (manhã, tarde e noite) de leite e/ou seus derivados.

5. Remédios Caseiros Para Tireoide com Quinoa:

Dotada de nutrientes como ferro, cálcio, fibras, magnésio, zinco e potássio, a quinua é rica em selênio, tornando-a bastante indicada para a tireoide. O consumo ideal desse vegetal é duas colheres das de sopa duas vezes a cada sete dias.

6. Remédios Caseiros Para Tireoide com Gema do Ovo:

Além de componentes antioxidantes, a gema do ovo é fonte de carotenoides (pré-vitamina A) e iodo, nutrientes fundamentais para o bom funcionamento da tireoide. Recomenda-se a o consumo diário de ovos, desde que não sejam cozidos.

7. Remédios Caseiros com Laranja Para Tireoide:

O consumo de uma laranja por dia é o recomendado para que a mesma auxilie no bom funcionamento da tireoide. Sua eficácia para a glândula situada no pescoço deve-se a presença de carotenoides e vitamina C.

8. Remédios Caseiros Para Tireoide Consumindo Carne Vermelha:

Se consumida em quantidade ideal, a carne vermelha pode atuar como um importante agente para o bom desempenho da tireoide, uma vez que esse alimento é fonte de zinco e selênio. Contudo, o consumo de carne deve ser bastante moderado, para que não provoque excesso de gordura saturada no organismo. Por semana, a ingestão de três bifes médios já é suficiente.

9. Remédios Caseiros com Erva-de-são-joão ou Hipérico Para Tireoide:

A erva-de-são-joão é uma das mais conhecidas no tratamento da depressão leve, que geralmente atinge as pessoas que sofrem com o hipotireoidismo.

Também é boa para combater a falta de energia e cansaço de maneira natural. Veja qual a forma de consumir a planta:

Ingredientes:

  • ½ colher de chá de folhas de erva-de-são-joão
  • 200 ml de água

Como Fazer:

Toda manhã, faça um chá com meia colher de chá de folhas da erva-de-são-joão em 200 ml de água. Beba no café da manhã ou em pequenos goles ao longo do dia.

10. Remédios Caseiros Para Tireoide com Chá de Pimenta Caiena:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de pimenta caiena em pó
  • 200 ml de água
  • 1 colher de chá de mel

Como Fazer:

  • Ferva a água, desligue o fogo e adicione a pimenta e o mel.
  • Deixe repousar e consuma antes do almoço, todos os dias.

11. Remédios Caseiros Para Tireoide com Água de Pepino:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1 colher de chá de hortelã poejo
  • ½ pepino
  • ½ colher de chá de spirulina
  • 1 litro de água

Como Fazer:

  • Lave bem o pepino, corte-o em cubos e bata no liquidificador, para obter um suco.
  • Leve um copo de água ao fogo para preparar um chá de gengibre e hortelã.
  • Finalmente, pegue uma garrafa de vidro com capacidade para um litro, coloque os quatro
  • copos de água restantes, mais o chá de gengibre e hortelã, o suco de pepino e a spirulina.

12. Remédios Caseiros Para Tireoide com Rabanete:

Ingredientes:

Como Fazer:

  • Limpe bem os rabanetes, corte-os em pedaços pequenos e bata no liquidificador com um pouco de água para obter um suco.
  • Misture o suco de meio limão a 200 ml de água (1 copo) e com o suco de rabanete.
  • O sabor será forte e picante, mas a bebida é muito boa para regular a Tireoide.
  • Beba durante uma semana, todas as manhãs.
  • Interrompa o tratamento por uma semana e repita na próxima.

13. Remédios Caseiros Para Tireoide com Sementes de Linho:

Estas sementes possuem um grande valor nutricional, especialmente porque são uma rica fonte de ácidos graxos ômega 3. O óleo extraído destas sementes pode te ajudar a regularizarla atividade da Tireoide, te recomendo tomar uma colher por dia de sementes de linhaça de molho na água, em jejum. Você também pode utilizar o óleo de semente de linho para preparar suas comidas.

14. Remédios Caseiros Para Tireoide com Gengibre:

Esta raiz possuidora de grandes propriedades curativas, é uma grande fonte de magnésio, zinco e potássio, minerais essenciais para o bom funcionamento da Tireoide. Para obter seus benefícios eu te sugiro consumir fresco, seja no chá, adicionando aos seus alimentos ou simplesmente consumindo um pouco de gengibre seco cada dia.

15. Remédios Caseiros Para Tireoide com Alcaçuz:

Esta erva medicinal age como um excelente remédio natural, que será de grande ajuda para conseguir equilibrar o funcionamento da Tireoide. Sobretudo, será muito benéfica para lutar contra a fadiga e te proporcionando maior caudal de energia.

Seu benefício está ligado ao seu conteúdo de triterpenoides e ácido glicirretínico, que também pode te ajudar a deter o crescimento de células cancerígenas na Tireoide.

16. Remédios Caseiros Para Tireoide com Bálsamo de Limão:

Esta erva maravilhosa é considerada benéfica para as glândulas da Tireoide. De fato, a pesquisa mostra que esta erva ajuda a normalizar as atividades de uma Tireoide hiperativa, reduzindo a produção de hormônios, facilitando os sintomas associados com hipertireoidismo.

17. Remédios Caseiros Para Tireoide com Equinácea:

Esta erva popular, usada para impulsionar o sistema imunológico, é considerada benéfica entre aqueles que sofrem de hipertireoidismo. Na verdade, é uma erva muito estudada pelo herbalista Kerry Bone, que tem visto efeitos positivos entre os seus pacientes com condições autoimunes que foram prescritos a raiz da planta equinácea.

18. Remédios Caseiros Para Tireoide:

Um estudo de 2013 avaliou os efeitos e a segurança do extrato de ajuga em comprimidos ou em forma líquida em 403 pacientes que foram diagnosticados com hipertireoidismo leve. Os pesquisadores encontraram melhorias significativas entre os indivíduos que receberam o comprimido. Além disso, as melhorias foram relatadas sem quaisquer efeitos secundários importantes.

19. Remédios Caseiros Para Tireoide com Nozes Pretas:

Noz preta é uma das fontes mais ricas de iodo, tornando-a ideal para manter a boa saúde da Tireoide, porque o iodo tem demonstrado desempenhar um papel significativo na função da glândula Tireoide.

20. Remédios Caseiros Para Tireoide Usando Bacopa:

Estudos realizados sobre a erva descobriram que a bacopa é capaz de estimular a Tireoide, permitindo-lhe combater eficazmente o hipotireoidismo. Verificou-se que as concentrações regulares de hormônios da tiroide em até 41% sem quaisquer reações desagradáveis.

21. Remédios Caseiros Para Tireoide Usando Ginseng Siberiano​:

Eleuthero, o ginseng siberiano, é considerado uma erva maravilhosa para pessoas que sofrem de uma disfunção da Tireoide, ou seja, hipertireoidismo e hipotireoidismo.

Estudos descobriram que esta erva potente auxilia e promove o funcionamento normal do timo e as glândulas suprarrenais.

22. Remédios Caseiros de Fucus Vesiculosus (espécie de algas):

Embora esta algas possam ser uma boa opção para pacientes com hipotireoidismo, a fucus vesiculosus é considerada uma erva essencial para muitas outras condições de saúde. Contém altos níveis de iodo natural, que estimula a glândula da Tireoides.

Também contém substâncias que ajudam a restaurar o funcionamento normal da Tireoides, reduzindo o tamanho dos bócios. Além disso, esta erva pode estimular o aumento da produção de hormônios, impedindo o desenvolvimento de doenças relacionados a problemas nessa glândula.

Apesar de ser uma erva bem conhecida para tratar mal funcionamento da Tireoide, pouco se sabe sobre como esta erva realmente funciona.

23. Remédios Caseiros Para Tireoide Usando Chá Verde:

O famoso chá verde também é indicado para o complementar o tratamento clínico do hipertireoidismo, isto se deve as suas grandes propriedades antioxidantes. Para este propósito, tome o chá verde sem cafeína diariamente ou cápsulas desta planta.

24. Remédios Caseiros Para Tireoide Usando Agripalma:

Essa planta não trabalha diretamente na glândula Tireoides ou hormônios, mas ajuda a trazer equilíbrio para aliviar os sintomas associados com uma Tireoides hiperativa, como palpitações, ansiedade e falta de sono.

Esta erva pode ser utilizada como um bloqueador-beta natural que contribui para reduzir condições tais como a taxa cardíaca e palpitações. Ela pode ser tomada como um chá.

25. Licopus (Lycopus Virginica):

O licopus uma planta medicinal e um bom remédio para o hipertireoidismo, especialmente quando os seus sintomas incluem falta de ar, palpitações e tremor. Esta erva funciona para reduzir a quantidade desse hormônio produzido pela tiroide.

O ácido Lithospermico presente no licopus diminui os níveis de alguns hormônios, incluindo a tiroxina hormônio da Tireoides (T3). Este ácido também impede que os anticorpos se liguem as células da glândula tiroide.

Esses remédios caseiros para Tireoide são eficazes para ajudar no tratamento recomendado pelo seu médico, mas é preciso perguntar a ele se você pode usá-los. Se você já teve problemas com este mal é preciso consultar um médico regularmente para monitorar sua situação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Receitas Caseiras, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *