Remédios Caseiros

Os 10 Remédios Caseiros Para Tuberculose

Os 10 Remédios Caseiros Para Tuberculose são bem simples de ser preparado, pois os ingredientes são fáceis de ser encontrados. Além disso, a tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A tuberculose no geral é causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti. Então, confira agora Os 10 Remédios Caseiros Para Tuberculose:

Tuberculose

Remédios Caseiros Para Tuberculose:

Os chás são excelentes remédios caseiros que ajudam a controlar os sintomas da tuberculose, mas não excluem o tratamento clínico que deve ser orientado pelo pneumologista. Confira os remédios e outros tratamentos que podem ser indicados pelo médico.

1. Chá de Cavalinha Para Tuberculose:

A cavalinha é uma planta medicinal que contém ácido silícico. Esta substância, muito utilizada antes de surgirem os medicamentos antibióticos, irá assim complementar o tratamento médico, ajudando a aliviar os sintomas da doença. Confira como fazer um dos principais Remédios Caseiros Para Tuberculose:

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  • Coloque a água numa panela, levando de seguida ao lume.
  • Depois de levantar fervura, adicione os talos de cavalinha e desligue.
  • Tape, deixe arrefecer durante 15 minutos e coe.

Os pacientes com a doença devem beber uma xícara de chá de cavalinha diariamente. Esta alternativa não é indicada para grávidas ou mulheres a amamentar.

2. Chá de Calêndula Para Tuberculose:

O chá de calêndula é um dos melhores Remédios Caseiros Para Tuberculose, para preparar este remédio é simples:

  • Em um recipiente, coloque 250 ml de água e leve ao fogo.
  • Quando começar a ferver, desligue e adicione duas colheres de sopa de calêndula.
  • Tampe e deixe amornar.
  • Em seguida, coe e consuma uma xícara ao dia.

3. Alho Para Tuberculose:

O Alho é bem conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias. O Extrato de alho também foi reconhecido como útil na luta contra a Mycobacterium tuberculosis, o agente patogénico responsável pela infecção tuberculosa.

Ainda mais convincente é a sua capacidade em inibir o crescimento de formas multi-resistentes de bactérias, as estirpes que conseguem escapar à medicina convencional.

Estes benefícios levaram os pesquisadores a sugerir que o extrato de alho pode ser considerado como uma alternativa bem sucedida. No entanto, não têm sido realizados grandes estudos clínicos e é melhor usá-lo apenas como terapia suplementar.

Como Usar: É importante usar o Alho fresco devido à resposta imune protetora que ele cria. Esmague alguns dentes de alho e adicione-os a um molho de salada ou ao seu prato favorito se conseguir “aguentar” o seu forte sabor picante. Outra opção é ferver o Alho esmagado com leite e beber.

4. Abacaxi Para Tuberculose:

A bromelaína, uma enzima encontrada no abacaxi, é outro tratamento natural para a tuberculose. Os pesquisadores descobriram que a fruta pode ajudar a aumentar as proteínas que provocam a morte celular dos patógenos causadores de doenças.

A Bromelaína encontrado no caule do abacaxi, ajuda a reduzir a formação de células espumosas – algo típico de uma infecção por Mycobacterium tuberculosis.

Isto, junto com outras ações da bromelina como a redução dos níveis de glutationa livre (GSH), pode ajudar a eliminar as bactérias do corpo.

Para quem procura especificamente por remédios naturais para a tuberculose nos pulmões, o suco de abacaxi pode também ajudar nessa vertente. Foi descoberto que o suco de abacaxi ajuda a diluir o muco e estimular a sua expulsão, algo conhecido como expectoração.

Como Usar: Basta realizar um simples suco de abacaxi caseiro, usando também o caule. Beba um copo todos os dias como parte de uma dieta equilibrada, e saudável. Escusado será dizer que, para quem é alérgico a abacaxis, este é um remédio a evitar!

5. Banana Para Tuberculose:

A fruta tropical que tem muito mais a oferecer do que você pensa. As pesquisas mostram que o extrato da haste onde o agrupamento de banana está ligado, pode ajudar a combater bactérias as causadoras da doença.

O fruto em si é abundante em vitamina C, o que ajuda a construir a força do sistema imunitário para combater a infecção. Além disso, o fruto é facilmente digerido, mesmo por aqueles cujos sistemas digestivos são mais fracos.

Como Usar: O suco da banana deve ser recém-extraído e bebido imediatamente. Relatos sugerem que beber o suco de banana diariamente pode ajudar a batalhar contra a doença.

No entanto, tal como acontece com qualquer outro remédio natural para a tuberculose, não se esqueça de consultar primeiro o médico e não pare o seu regime de medicamentos.

6. Chá de Gengibre Para Tuberculose:

Se a náusea está a matar o seu apetite e causando-lhe perda de peso, use um pouco de chá de gengibre para aliviar o desconforto. Ele pode prevenir náuseas e reduzir a vontade de vomitar.

Como Usar: Basta preparar o chá de gengibre com água fervente e adoçar com mel de manuka de preferência.

7. Chá de Equinácea e Pau d’Arco:

O chá de Equinácea é um dos principais Remédios Caseiros Para Tuberculose, para preparar este remédio é simples:

Em um recipiente, coloque 250 ml de água, 1 colher de sopa de equinácea e 1 colher de sopa de pau d’arco e leve ao fogo. Quando ferver, marque 3 minutos e desligue. Consuma uma xícara ao dia.

8. Groselha Indiana Para Tuberculose:

A Groselha indiana, também conhecida como amla, sarandi, ou Phyllanthus emblica é um remédio herbal rico em antioxidantes. É um fruto muito usado na Ayurveda.

Tem propriedades antitussígenas que ajudam a reduzir a tosse associada à tuberculose dos pulmões. Também ajuda a reduzir os espasmos, inflamação e a secreção de muco nas vias aéreas.

A Groselha indiana também pode ajudar a combater os efeitos colaterais da medicação usada para a doença, tais como a possibilidade de danos no fígado.

Um estudo publicado indica que a groselha indiana tem um efeito hepatoprotetor. Desta forma, complementar a sua medicação regular com a fruta ou extrato em pó, pode ajudar a reduzir o risco de toxicidade hepática.

Como Usar: Adicione uma colher de sopa de extrato em pó de Amla, misture com uma quantidade igual de mel, adicione água e beba. O pó do extrato não tem um sabor muito fácil de beber, portanto, em vez de usar água, pode usar suco de abacaxi.

9. Acácia Branca Para Tuberculose:

As folhas e as sementes da planta acácia-branca (Moringa oleifera) mostram atividade antimicobacteriana significativa.

A acácia-branca é também rica em proteínas, aminoácidos, compostos fenólicos com propriedades antioxidantes, vitaminas, e β-caroteno, todos os quais são nutrientes vitais para alguém com um sistema imunitário enfraquecimento da infecção.

É ainda uma planta com propriedades anti-inflamatórias e anti-espasmódicas, tornando-a um bom remédio para a infecção dos pulmões e dos gânglios linfáticos.

Como Usar: Pode tentar algumas receitas que fazem uso da planta – o caril, por exemplo. Alternativamente, ferva a planta, sementes e tudo, em água e beba todos os dias. Pode adicionar uma pitada de pimenta preta para melhorar o sabor.

10. Pimenta Preta Para Tuberculose:

O que nos leva ao nosso próximo lutador da infecção! A Pimenta preta ajuda a melhorar a eficácia de alguns medicamentos contra a tuberculose. Por exemplo, sabe-se que tem a capacidade de aumentar a biodisponibilidade ou os níveis de rifampicina.

Também pode ajudar a exercer um efeito protetor sobre o trato gastrointestinal.

Como Usar: Adicione uma pitada de pimenta a algumas ervas como o chá preto ou em sopas, saladas e caldos.

Alternativamente, pode moer alguns grãos de pimenta preta com mel e comer uma colher desta mistura todos os dias.

Pode também beber uma mistura de pimenta preta – Simplesmente ferva a pimenta em água e adoce o líquido resultante com mel. A Pimenta preta assada em manteiga ou gheed clarificada também é uma boa opção.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário