Os 10 Remédios Caseiros Para Infecção de Ouvido!

Os Remédios Caseiros Para Infecção de Ouvido são fáceis de serem preparados. Além disso, os Remédios Caseiros Para Infecção de Ouvido promovem ação rápida e duradoura. A Infecção de Ouvido, também conhecida como otite média, é um problema comum em bebês e crianças, mas também pode ocorrer com adultos. Quase 90% das crianças terão pelo menos uma Infecção de Ouvido até completarem três anos.

remedio caseiro para infecçao de ouvido

O problema é que esse tipo de infecção pode causar bastante dor, pois o acúmulo de fluidos exerce um pouco de pressão sobre o tímpano. Muitas vezes, esse problema se cura sozinho ou com tratamentos caseiros, mas os casos mais graves ou que ocorrem em crianças pequenas podem exigir a prescrição de antibióticos; e isso só pode ser feito por um médico.

A causa de Infecção de Ouvido é uma bactéria ou vírus no ouvido. A Infecção de Ouvido acontece mais frequentemente nas crianças do que nos adultos. Alguns sinais comuns de uma infecção no ouvido são dor no ouvido, dor na orelha, dificuldade em dormir, dor de cabeça, febre alta, liberação de fluídos pelo ouvido, vômitos, e assim por diante.

Tipos de Infecção de Ouvido:

A partir de alguns fatores, a Infecção de Ouvido pode se apresentar de diferentes formas, indo desde sintomas mais brandos até os mais complexos, que podem atingir, inclusive, partes internas. Para conhecer mais sobre os tipos de infecção, preste atenção nos sintomas que cada uma pode apresentar:

Otite Interna: Também conhecido como labirintite é conhecida pela intensidade dos sintomas. Ela pode causar náuseas, tonturas, vômitos e perda de equilíbrio. Aparece quando a parte mais interna do ouvido está inflamada.

Otite Externa: Causado pela ação de bactérias, vírus ou fungos, esse tipo de infecção auricular pode desencadear fluxo de fluido, dor, vermelhidão e até perda temporária da audição;

Otite Média: Ocorre na extensão da orelha média, sendo caracterizada pelo aparecimento de fluido e muco. Essa inflamação é mais comum em crianças, podendo desencadear febre, dor, irritabilidade e perda parcial da audição. Algumas pessoas apresentam sensibilidade mais apurada a essa infecção, podendo desenvolver uma condição crônica;

Principais Causas da Infecção de Ouvido:

Nadar em águas poluídas ou sujas é uma das causas comuns da Infecção de Ouvido do tipo externo. As bactérias presentes nestes locais alcançam facilmente os ouvidos e causam esta doença; Apenas em casos raros ela pode ser provocada por uma espécie de fungo.

As bactérias que acompanham as doenças respiratórias comuns podem ser transportadas para o ouvido causando inflamação e infecção. Algumas alergias causam inflamação na trompa de Eustáquio, canal que liga o ouvido médio com a garganta.

Outras causas possíveis incluem:

  • Coçar fora ou dentro do ouvido.
  • Ter algum tipo de elemento dentro do ouvido.
  • Limpar com um cotonete ou bastão o canal auditivo externo para remover a cera.

Principais Sintomas de Infecção de Ouvido:

Os sintomas da otite média aguda variam conforme a idade do indivíduo. Em crianças, por exemplo, os sinais mais comum de inflamação são:

  • Dor de ouvido
  • Empurrar e puxar a orelha
  • Dificuldade para dormir
  • Chorar mais do que o normal
  • Irritabilidade
  • Dificuldade para ouvir e responder a sons
  • Perda de equilíbrio
  • Febre alta
  • Drenagem de fluidos pelo canal do ouvido
  • Dor de cabeça
  • Perda de apetite

Já em adultos:

  • Dor de ouvido
  • Drenagem de fluidos pelo canal do ouvido
  • Diminuição da audição

Fatores de Risco Para Infecção de Ouvido:

Alguns fatores de risco podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver infecções no ouvido. Confira:

  • Má Qualidade do Ar: ficar exposto à fumaça do cigarro e a um ar de má qualidade, com muita poluição, também pode aumentar os riscos de inflamação.
  • Aglomerações: frequentar locais com muitas pessoas aumenta a possibilidade de Infecção de Ouvido, porque as chances de pegar gripes e resfriados também aumentam consideravelmente.
  • Mamadeira: crianças que ingerem leite por meio de mamadeira, quando estão deitadas, tendem a ter mais inflamações de ouvido do que crianças que são amamentadas pelas mães.
  • Estações Mais Frias: no outono e no inverno, a incidência de Infecção de Ouvido aumenta em relação às outras estações do ano. São nesses períodos gelados que gripes e resfriados são mais comuns.
  • Idade: crianças entre seis meses e dois anos tendem a ser mais suscetíveis a esse tipo de inflamação, porque, nessa idade, a tuba auditiva ainda está muito pequena e o sistema imunológico muito pouco desenvolvido.

Agora que já conhece as principais causas, sintomas e fatores de risco desta condição, confira também detalhadamente os Remédios Caseiros Para Infecção de Ouvido:

Remédios Caseiros Para Infecção de Ouvido:

1. Remédios Caseiros Para Infecção de Ouvido com Óleo de Alho:

  • O alho é um antibiótico natural por excelência e pode ser administrado para combater os vírus que causam diferentes tipos de infecção.
  • Por suas propriedades antimicrobianas, ele é adequado para combater a dor de ouvido quando esta é decorrente da otite.
  • Adicione 3 gotas de óleo de alho puro sobre a área afetada e mantenha sua cabeça para baixo para que o líquido chegue ao ouvido interno.

2. Remédios Caseiros Para Infecção de Ouvido com Azeite de Oliva:

As propriedades curativas do azeite têm sido aproveitadas como um meio eficaz de combater o tratamento da Infecção de Ouvido.

Aqueça duas colheres de sopa de azeite até uma temperatura suportável e, em seguida, despeje em um conta-gotas. Aplique de 2 a 3 gotas no ouvido afetado.

3. Remédios Caseiros Para Infecção de Ouvido com Canela:

Se você não gostou dos métodos anteriores para eliminar a Infecção de Ouvido, a canela é a solução. Polvilhe canela em pó em um pouco de azeite (ou outro óleo vegetal). Aqueça o óleo em uma temperatura baixa. Quando o óleo estiver quente, retire do fogo e deixe esfriar até a temperatura do corpo. Coe se necessário e utilize algumas gotas no ouvido.

Infecção de Ouvido

4. Remédios Caseiros Para Infecção de Ouvido:

Gengibre tem fortes propriedades anti-inflamatórias que podem ser úteis no tratamento de Infecção de Ouvido. Também é um excelente analgésico natural.

Extrair o suco de gengibre fresco e colocá-lo diretamente para os ouvidos para obter alívio da dor e reduzir a inflamação.

Você também pode misturar uma colher de chá de gengibre ralado fresco com duas colheres de sopa de azeite de oliva. Deixe a infusão por 5 a 10 minutos e em seguida,coloque algumas gotas do óleo no ouvido dolorido.

5. Remédios Caseiros Para Infecção de Ouvido com Bispo de Erva:

Bispo de erva, também conhecida como ajwain é outra cura natural eficaz para dores de ouvido e garganta, pois tem propriedades anti-séptica e antimicrobianas.

Misture uma colher de chá de óleo de Bispo de erva com três colheres de chá de óleo de gergelim e aquecê-lo um pouco. Colocar algumas gotas da mistura de óleo na orelha.

Aqueça duas colheres de chá de óleo de mostarda e adicione meia colher de chá de Bispo de erva e uns flocos de alho. Aqueça a mistura até o alho fica vermelho. Filtrá-loe colocar algumas gotas no ouvido, como gotas de ouvido.

6. Suco de Folha de Manga Para Infecção de Ouvido:

Passe no liquidificador três folhas de manga, de forma a retirar o suco. Leve um pouco ao fogo e ponha com um conta-gotas, no ouvido, três gotas. Volte a fazer três vezes diárias.

7. Remédios Caseiros Para Infecção de Ouvido com Hortelã Pimenta:

Ambas as folhas de hortelã-pimenta e óleo de hortelã-pimenta podem ser usados para aliviar dores de ouvido com tratamento. Coloque o suco de folhas de hortelã fresca em um conta-gotas e em seguida, colocar algumas gotas dentro do ouvido dolorido.

Usando um cotonete de algodão, aplique algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta,externamente ao redor da abertura do seu ouvido. Evite qualquer deste óleo dentro da sua orelha. Você pode também diluir o óleo de hortelã-pimenta, usando o azeite e em seguida, aplicar.

8. Saco com Água Quente Para Infecção de Ouvido:

O calor tem um efeito analgésico que reduz a dor e também ajuda a melhorar a circulação para facilitar a remoção da infecção. Encha um saco térmico com água quente e, em seguida, cubra com um pano para colocá-lo no ouvido dolorido.

9. Remédios Caseiros Para Infecção de Ouvido com Cebola:

Assim como o alho, este vegetal é um poderoso antibacteriano e antisséptico que pode ajudar a combater as bactérias que dão origem a Infecção de Ouvido.

Pique a cebola fresca, embrulhe em um tecido limpo e aplique-o sobre a orelha afetada por 5 minutos. Repetir este tratamento diversas vezes por dia.

remedios caseiros para infecçao de ouvido

10. Remédios Caseiros Para Infecção de Ouvido com Água Oxigenada:

Quando o vírus entra no ouvido médio, tem início o processo de proliferação e, ao percorrer os dutos, ele pode causar outras doenças como gripes e resfriados.

Para combater estes micro-organismos e, por sua vez, prevenir uma doença crônica, basta usar algumas gotas de água oxigenada.

A cada 12 ou 14 horas administre de 2-3 gotas de água oxigenada em cada ouvido infectado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Receitas Caseiras, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *